
Realizou-se no dia 27 de Novembro a segunda sessão do projeto Gratitude Alternativo, uma colaboração do Projeto Gratitude com o Blog Viver Alternativo.
Desta vez, sob o tema Natal Económico, "arregaçámos as mangas", como nos é caraterístico, em prol de um bem maior: tentar ajudar com ideias ou esclarecimentos, famílias que achamos poder marcar e fazer a diferença.
Cada uma ficou com um tópico a desenvolver e expusemos aquilo que preparámos, da forma mais genuína e empática que conseguimos. Basicamente, só sabemos trabalhar se for assim.
E isso para nós é sinónimo de Viver Alternativo.

A Carla ficou de divulgar ideias de presentes de Natal Económicos, e embora neste caso sejam associados ao Natal, podem ser utilizados em qualquer altura do ano.
Achamos sempre que uma prenda "home made" é simplesmente mais atenciosa e personalizada, porque despendemos do nosso tempo e amor para a realizar, seja ela uma compota, umas bolachas ou um cachecol.
Assim, partilhamos convosco as ideias da Carla. Pode ser que inspire alguém desse lado:
Sal Aromatizado
Compota de Cenoura
Areias
Baileys Caseiro
Marcadores de Livros
Granola Caseira (podem encontrar aqui)

Esfoliante
Açúcar de Natal
Ambientador Caseiro (podem encontrar aqui)
Bolo Caseiro
Todas estas ideias, são altamente económicas, muito fáceis de fazer, permitem a reutilização de materiais e são feitas com o coração. Comprar para quê?
A Joana ficou encarregue de apresentar algumas dicas para um Natal mais económico. O Natal é uma altura mágica, e que deve ser festejada e assinalada, mas não nos devemos esquecer que temos de viver no resto do ano, e não gastarmos mais do que as nossas possibilidades. Apresentamos aqui algumas das dicas que indicámos a todos quantos nos fizeram companhia naquele sábado de partilha.
Utilizar as decorações de anos anteriores.
Fazer ou personalizar as próprias decorações em casa.
Não deixar as luzes decorativas permanentemente ligadas.
Faça os presentes em casa.
Para os que tiver que comprar, estipule um valor máximo.
Esteja atento a promoções e descontos.
Quando possível, utilize o "truque" do amigo secreto" , ou compre prendas em conjunto.
Planear, atempadamente, o que quer na sua mesa, tendo em conta a quantidade de pessoas.
Estar atento ao sítio em que cada produto é mais barato.
Estabelecer o valor máximo que queremos gastar.
Seja original, e tente fazer coisas originais e saborosas com o que consegue adquirir.
Compre tudo com antecedência.
Explicar às crianças que o Pai Natal não tem dinheiro para dar prendas caras a todos os meninos.
Explique aos pequenos da casa qual o verdadeiro sentido do Natal, e o que realmente importa nesta época.
Demos também ideias de enfeites que podem ser feitos em casa, de forma económica e amiga do ambiente, pois são utilizados materiais reciclados. Pais Natais com Rolos de Papel Higiénico, Árvore de Natal com Rolhas de Cortiça, Adornos para a Árvore de Natal com fundos de garrafas, Calendário do Advento com molas e Suporte para Velas com cápsulas de café, foram algumas das sugestões que demos.
Foi sem dúvida um sábado de celebração, pois para nós o Natal, também é isto: partilhar o pouco que temos para oferecer, e receber o tanto que conseguimos aprender nestes momentos especiais.
Comments