top of page
  • Foto do escritorJoana

Dia Internacional da Caridade

No próximo Domingo, dia 5 de Setembro, comemora-se o Dia Internacional da Caridade. Dia de pensarmos quão caridosos somos, e se é importante para nós ajudar quem menos tem. É dia de, sobretudo, colocarmos em causa o nosso papel perante a sociedade que, sabemos, é desigual. Se uns têm tudo, outros não têm nada, e falta-lhes o essencial para uma vida digna e justa. Não falamos apenas de pessoas. Falamos de animais, instituições, projetos. Todos, merecem o nosso respeito e ajuda.


Sempre foi importante para mim ajudar. Talvez porque já tive de ser ajudada. E é exatamente por saber o quão importante é a ajuda de outros, nos momentos mais difíceis da nossa vida, que sempre tentei ajudar como podia. E não falo em sair a doar dinheiro a todas as pessoas que pedem, até porque muitas vezes não sabemos se é direcionado para bens essenciais. Falo em colaborar, com doações ou voluntariado, com ações que nos transmitam confiança. Falo, por exemplo, da ajuda que muitos de nós damos ao Banco Alimentar Contra a Fome, quando enchemos o saco que nos é dado à entrada do supermercado, com o que pudemos doar. Um simples gesto, que certamente fará a diferença na vida de quem tem menos.


No Viver Alternativo, tentamos também colaborar com organizações e ações que nos cativam. São sítios e pessoas que nos demonstram quão caridosas são, e como fazem um esforço real para ajudar. De nós, apenas pedem que ajudemos com o possível. É o exemplo do Projeto Gratitude, que nos inspirou a colaborar, e com quem esperamos voltar a trabalhar, e a dar o contributo que consigamos.


Mais recentemente, conhecemos o caso do AAAA Moita, e decidimos também ajudar e pedir doações para os nossos amigos de 4 patas. Essa ajuda será entregue no próximo sábado, e será exemplo do que, unidos, conseguimos fazer.


No futuro, queremos colaborar com estas e outras associações e instituições. Pois a solidariedade deve fazer parte de cada um de nós. Do Viver Alternativo, pretendemos que faça!

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page