top of page
  • Foto do escritorJoana

Vida Sustentável by Grupo Ageas Portugal

No Viver Alternativo, gostamos de dar destaque a Projetos que promovam a mudança e a sensibilização face a temas que estão na ordem do dia, e com os quais temos de apender a conviver e inserir na nossa sociedade.


As alterações climáticas, a poluição ambiental, e as condições de vida dos nossos tempos, fazem surgir uma série de questões e dúvidas sobre como podemos lidar com estes novos desafios. Deste modo, todos os projetos que surjam, com o propósito de nos ajudar, de alguma forma, a lidar com estes aspetos, são bem vindos.


O Grupo Ageas está muito atento às necessidades que todos temos, e pretende dar auxilio neste sentido. Implementou e desenvolve, em conjunto com a Cofina Media, o projeto Vida Sustentável, a que todos podemos aceder através da Internet (www.vidasustentavel.sabado.pt), e com o qual podemos informar-nos um pouco mais sobre a sociedade em que vivemos, e que está em constante mudança.


A convite do Viver Alternativo, o Grupo Ageas fez questão de explicar, a todos nós, os motivos para desenvolver este Projeto, e a importância deste para todos nós.


"UM GRUPO SEGURADOR COM UM PROPÓSITO SUSTENTÁVEL


Pelas palavras do CEO do Grupo Ageas Portugal, Steven Braekeveldt, “acreditamos que cada setor e cada empresa deve escrutinar meticulosamente sobre como pode contribuir para um futuro melhor para todos, nas várias vertentes: economia, sociedade e ambiente. As empresas com sucesso, ao longo do tempo, encontram novas fontes de receita em modelos de negócios sustentáveis, são empregadoras éticas e geram impacto positivo na sociedade”. E a verdade é que o Grupo Ageas Portugal caminha, desde 2017, para uma entidade e cultura únicas, enquanto grupo que se destaca pelo seu espírito empreendedor e resiliente, com a ambição de ir para além dos seguros, pretendendo ser uma presença ativa e bem-vinda em cada família portuguesa, cultivando ligações sinceras e multigeracionais com base na confiança, no cuidar e numa profunda compreensão das diferentes etapas da vida.


Falamos de um grupo comprometido em focar-se em cinco grandes áreas: proporcionar uma experiência de Cliente relevante e humana que permita a criação de ligações emocionais; apresentar ao mercado soluções holísticas que impulsionem o crescimento, para benefício e deleite de mais pessoas; construir uma cultura ágil, focada na aprendizagem, que permita transformações constantes e crie um sentimento de pertença; explorar tecnologias e dados para estimular a humanidade, a inovação e o alcance; e promover ações positivas que cativem as pessoas e que amplifiquem o seu impacto nas comunidades e no planeta, com um compromisso constante pela sustentabilidade.

Ceo do Grupo Ageas, Steven Braekeveldt


Afinal, a sustentabilidade está totalmente relacionada com o negócio do Grupo, embora isso não seja automaticamente percecionado pela maioria das pessoas. “Basta recordarmos que os seguros nasceram com o propósito de proteção das pessoas em áreas que são absolutamente fundamentais como a saúde, a propriedade e mesmo a vida. Se der como exemplos a literacia financeira, a poupança, a sinistralidade rodoviária, as doenças crónicas, ou os incêndios e as tempestades, talvez seja mais claro perceber que somos, provavelmente, o setor mais impactado e mais impactante no que diz respeito aos desafios sociais e ambientais. O que acontecia até há cerca de cinco anos, era tratarmos estes temas de forma natural, numa ótica de gestão do risco, porque é essa a nossa natureza de negócio. Hoje, olhamos para o tema e para todas as suas dimensões de uma forma mais estruturada e a sustentabilidade é, declaradamente, uma das nossas grandes preocupações com o futuro e faz parte da nossa estratégia de negócio”, refere Flávia Nobre, Responsável de Sustentabilidade no Grupo Ageas Portugal.


É neste contexto que o Grupo tem implementado e desenvolvido vários projetos que refletem este compromisso ímpar que tem espelhado na sociedade portuguesa, como foi o exemplo da iniciativa “Vida Sustentável by Grupo Ageas Portugal” em conjunto com a Cofina Media, que incluiu temas relacionados com o Futuro do Trabalho, Diversidade & Inclusão, Prevenção e Literacia, Finanças Sustentáveis e Alterações Climáticas.


A escolha dos temas, apesar de bastante criteriosa, faz parte das grandes tendências com particular impacto para o Grupo Ageas Portugal. Talvez a Prevenção e Literacia e as Finanças Sustentáveis sejam mais óbvios pela ligação do Grupo ao contexto segurador, já no caso do Futuro do Trabalho, não é segredo que a relação com o trabalho está a mudar e que a pandemia veio acelerar os modelos de trabalho remoto trazendo já alguns ensinamentos, mas assistimos a uma maior preocupação com a saúde mental nestes novos modelos digitais ou com a qualidade de vida numa forma geral. Importa igualmente sublinhar que o setor segurador está a passar por uma grande transformação pressionada pela digitalização e, além da flexibilidade, fala-se de retenção de talento ou processos mais eficientes. Já no caso da Diversidade & Inclusão, existem grupos da sociedade a que não se consegue chegar e essa é uma das grandes preocupações do Grupo, para além de que nunca se abordou tanto os temas de diversidade e inclusão no mundo corporativo como agora, com vários temas em discussão ao mesmo tempo, como a igualdade de género, o racismo, a deficiência, a orientação sexual e a identidade de género. O Grupo Ageas Portugal pretende garantir que a sua cultura interna é absolutamente inclusiva e que isso se reflete na forma como faz negócio, conseguindo desta forma atrair uma maior diversidade no seu universo. No que respeita às Alterações Climáticas, voltámos a ouvir notícias menos animadoras do relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas e, pensando particularmente em Portugal, prevê-se um aumento em custos relacionados com incêndios, tempestades, secas extremas e impactos na saúde, custos esses económicos, mas também humanos e ambientais.


Embora o futuro traga inúmeras mudanças, para as quais as empresas se estão constantemente a preparar e ajustar, é fundamental para o Grupo Ageas Portugal continuar a marcar pela diferença não só na vida das pessoas como nas suas próprias pessoas. Steven Braekeveldt reforça que “um dos aspetos que considero fundamental neste negócio é o cuidado que temos de ter para com o outro. Afinal, tal como está inscrito na nossa matriz e na nossa estratégia, um dos valores do Grupo é o “Cuidar”, que representa o respeito e o cuidado que devemos ter por quem nos rodeia, sendo sempre fiéis a nós próprios. Temos um caminho e sabemos para onde queremos ir, mas nesse caminho cabem os vários destinos das várias pessoas que constroem o que somos”."


Grupo Ageas Portugal

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page