top of page
  • Foto do escritorJoana

Filipa Gouveia

Descobri a Filipa por acaso, sendo um dos nomes que nos surgem "sem querer", quando pesquisamos por temas que nos podem interessar. A Filipa é super interessada por tudo o que se relaciona com sustentabilidade e consciência coletiva do mundo que nos rodeia, sobretudo nos tempos atuais.


Como se descreve? "A Filipa Gouveia é fundadora da startup ECOnnect Portugal, criadora do projeto Vida ECOnsciente, organizadora do Circular Economy Club Braga, embaixadora do Circular Economy Institute e co-fundadora do Summit Food with Conscience.


A sua missão é acelerar a transição para comunidades mais conscientes e resilientes. Através das suas Formações, Eventos e Livros ligados à Sustentabilidade e Economia Circular, procura levar conhecimento até entidades, empresas e público-geral de uma forma prática e inspiradora."


Esta é a sua História!


Desde muito cedo me senti ligada a questões ambientais, embora ainda não tivesse plena consciência disso. Era apenas natural para mim.Sempre tive uma grande vontade de contribuir de uma forma positiva para o mundo.


Acreditando que todas as pessoas podem ter um impacto positivo no mundo, começando por si mesmas, começou a sentir a vontade de partilhar algumas das mudanças sustentáveis que, ao longo dos anos, foi implementando no seu dia a dia.


Foi assim que, em 2018, lançou o blog Vida ECOnsciente. Um canal de partilha bem simples, ainda sem redes sociais, no qual começou a partilhar várias informações na esperança de inspirar outras pessoas a fazer escolhas mais eco-lógicas.


Dar energia ao projeto Vida ECOnsciente animava-me todos os dias e, naturalmente, foram surgindo as várias ideias que hoje são a base de tudo o que faço a nível profissional. Comecei a criar uma rede de contactos imensa e multidisciplinar, com os mais diversos negócios alinhados com a missão da sustentabilidade. Em 2019, dei um salto de fé: decidi começar a minha jornada como trabalhadora independente. Fiz as primeiras parcerias e as primeiras palestras, desenvolvendo atividades e workshops sobre sustentabilidade.



Passo a passo


Foi aprofundando o seu conhecimento e investindo cada vez mais em formações ao nível da sustentabilidade e economia circular. Sentia, com cada vez mais força, que o seu propósito estava em dar o meu contributo nestas. Assim, nasceram novos projetos:


Circular Economy Club de Braga (2019) – Um projeto que tem como objetivo identificar os desafios, oportunidades e soluções de economia circular para a cidade de Braga. Pertence a uma rede internacional de economia circular, com mais de 4000 profissionais.


ECOnnect Portugal (2020) – Uma plataforma pioneira em Portugal que conecta profissionais, empresas e organizações para acelerar a transição para uma economia mais circular.


Summit Food with Conscience (2020) – Eventos online com a missão de levar às pessoas a inspiração e o conhecimento necessários para que comecem a fazer a diferença no seu bem-estar e no meio ambiente.


Em 2020, participou no programa Linear to Circular da Ellen MacArthur Foundation e obteve certificado Principles and Business Models in a Circular Economy. Desde 2020 que é embaixadora do Circular Economy Institute. Concluiu em 2021, com 18 valores, a Unidade de Formação Contínua de Economia Circular, um curso ministrado pela FEUP (Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto) e FEP (Faculdade de Economia da Universidade do Porto). Em Junho de 2022, concluiu com 19 valores o Curso de Especialização emEconomia Circular - Metodologias para a Transição nas Empresas, no Técnico+ (Instituto Superior Técnico de Lisboa). É formadora certificada desde 2012 (CCP no F581932/2012).


Ao longo dos últimos 5 anos tem sido organizadora, moderadora e oradora em diversos eventos como o Greenfest Portugal, Circular Cities Week e Ecology Day. Entre 2021 e 2023, dinamizou inúmeras ações formativas para mais de um milhar de participantes, em formato presencial e online, no âmbito da promoção da sustentabilidade, economia circular e empreendedorismo (municípios, escolas, empresas e público-geral).

Colabora, atualmente, com o Município de Vila Nova de Famalicão nos grupos de trabalhos URBACT Resourceful Cities, Rede de Cidades Circulares e B-Smart Famalicão na dinamização de projetos de economia circular na comunidade. É, ainda, formadora na Academia Digital do Turismo de Portugal.



Por um estilo de vida mais consciente e sustentável


Abordo a importância de simplificar todos os processos, de forma a que tornem a nossa vida mais sustentável. Acredito que é importante que cada um de nós se co-responsabilize e se sinta empoderado para fazer esta mudança! Só assim podemos caminhar para uma sociedade mais equilibrada e justa, baseada numa economia mais circular e com impacto positivo nas pessoas e no planeta.


Podem saber mais sobre o seu trabalho em www.filipagouveia.pt ou através das redes sociais @vida.econsciente e @econnnect.portugal."

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Dona Ajuda

Comments


bottom of page