top of page
  • Foto do escritorJoana

Tolerância

Hoje assinala-se o Dia Internacional da Tolerância. Se temos algo para celebrar? Cada vez mais penso que não! E sim, gostava muito de estar enganada. Tolerância, como o próprio nome indica, significa tolerar, aceitar e lidar com algo, mesmo que não concordemos completamente com alguma atitude ou característica de alguém.


Nunca fomos tão confrontados com a diferença. Com a livre circulação de pessoas, a desigualdade e as guerras sem sentido que proliferam no nosso planeta, a coabitação com pessoas de diferentes nacionalidades, cor, linguagem, hábitos e tradições tornou-se uma constante, parte do nosso dia-a-dia. Se todos o encaramos com naturalidade? Longe disso!


A orientação sexual é outro "elefante" presente na nossa sociedade. Enquanto houverem indivíduos, entidades ou governantes que classificam pessoas com orientação sexual diferente da sua como alguém com um "distúrbio mental", não podemos considerar que existe aceitação em relação a quem apenas quer ser livre.


Na verdade, não precisamos de nos focar nos "temas sensíveis" que nos rodeiam, para percebermos que existe muito pouca tolerância à nossa volta. Quantas vezes, numa conversa com amigos, colegas ou conhecidos, queremos impor a nossa opinião, e influenciar o outro, mesmo que este tenha um parecer totalmente diferente do nosso.


Numa sociedade em que pregamos a igualdade, talvez seja cada vez mais importante questionarmo-nos sobre quão tolerantes somos, e pensarmos em praticar mais esta arte de aceitação. Relembro que não temos de compreender, apenas tolerar!

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page