top of page
  • Foto do escritorViver Alternativo

Resiliência, por Lourenço Soares



Lourenço Soares é o primeiro convidado a escrever sobre o seu próprio Viver Alternativo. O tema sobre o qual escreveu não poderia ser mais indicado. O Lourenço foi nosso formador no curso onde nos conhecemos e onde este projeto nasceu. Aliás, tudo começou com um trabalho ordenado por ele. Foi o impulsionador e um dos maiores entusiastas deste blog. Quando o convidámos a participar, aceitou de imediato. O tema que escolheu não poderia ser mais indicado. Resiliência, segundo Lourenço Soares! Um muito obrigada da nossa parte, oficialmente padrinho do Blog!


___________________________________________________________________________________________



"Resiliência é a capacidade que temos, enquanto seres humanos, em reagir às mudanças e ultrapassar obstáculos.


Mas fazê-lo de que forma? Como conseguir ter a capacidade para superar as adversidades quando estas parecem ser intransponíveis?

A resiliência não é um traço da nossa personalidade… e ela pode mudar com o tempo.

Mas é algo que está ao nosso alcance e na nossa faculdade de nos reinventarmos, na habilidade de nos superarmos, mesmo quando essa superação exige a nossa capacidade de sairmos da nossa zona de conforto.


Olhar em frente… mas mais importante, olharmos para nós próprios e perceber as nossas fraquezas e usá-las para nos tornarmos mais fortes. Sim, as nossas fraquezas!


Todos as temos e apenas saberemos o quanto resistentes somos, quando nos deparamos com as adversidades. Mas a nossa mestria em utilizá-las como meio de superação irá dotar-nos da capacidade de estarmos preparados para física e mentalmente trilharmos o caminho que nos tornará melhores, mas também, num exemplo para aqueles que nos olham, como heróis da sua própria história.


Estaremos sempre em estágios diferentes das nossas vidas, mas encarar as dificuldades como um desafio e os erros como oportunidades de aprendizagem e crescimento dependerá sempre do compromisso que temos connosco próprios e da perspetiva positiva com que queremos encarar o futuro.


A resiliência não irá “apagar” as dificuldades que irão surgir na nossa vida, mas irá dotar-nos da capacidade e força para enfrentarmos os problemas de frente e crescermos enquanto pessoas. E, na verdade iremos falhar várias vezes, é uma parte incontornável da nossa vida, cometermos erros e por vezes, cairmos. A única maneira do evitar seria viver numa espécie de “bolha” fechada e sem desafios, não nos permitindo correr riscos ou experienciar novas vivências… e quem quereria uma vida assim? Poucos de nós, certamente!


Ao invés, e mesmo sabendo que haverá sempre um risco real de falharmos de uma

forma ou de outra, devemos ter a coragem de aprender como o nosso passado, aceitar a mudança e o mais importante de tudo: de ir atrás dos nossos sonhos!"



Lourenço Soares

Formador Gestão de Redes Sociais

Founder Gin4all

Entre tantas outras coisas




164 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page