top of page
  • Foto do escritorJoana

Prevenção do Suicídio

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio! Dia de recordar todos os que não conseguimos, enquanto sociedade, salvar. Dia de lembrar de todos os que não "estão bem", no que à sua Saúde Mental diz respeito, e podem equacionar esta "saída". Dia de compreender que amanhã, poderemos ser nós, ou os nossos, a estar nessa situação. Quem considerar impossível, não compreende mesmo nada de Saúde Mental!


Todos nós já tivemos momentos difíceis na vida. Momentos em que não sabemos em que acreditar, a que nos agarrar, como sair do túnel escuro em que a situação nos deixou. Para algumas pessoas, estes sentimentos são verdadeiramente assustadores, deixando-os derrotados, e sem saber como recuperar da brutalidade da situação.


Dos estados depressivos que descrevo, ao suicídio, pode ir apenas 1 passo. Não quer dizer que o seja em todos os casos, e que não devamos dar o espaço necessário que por vezes a pessoa necessita. O que devemos é estar atentos, dedicados e, acima de tudo, preventivos, no que ao risco de suicídio diz respeito.


Porque a Saúde Mental e, principalmente, a falta dela, são temas atuais, e cada vez mais presentes na nossa sociedade, e o suicídio um flagelo difícil de compreender e aceitar, atuemos antes, e previnamos naquilo que conseguirmos fazer. Os nossos atos, podem salvar uma vida!

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page