top of page
  • Foto do escritorJoana

Para Onde?

Todos podemos mudar o mundo! Como? Mudando pequenos mundos. Pequenos em dimensão, mas não em grandiosidade e importância. Todas as pessoas, cada um de nós, tem a oportunidade de mudar realidades, seja através do seu emprego, na sua família, no seu grupo de amigos, ou na sua comunidade.


Para alguns seres grandiosos, as situações que encontram no dia não chegam para deixar a sua marca, e acabam por procurar outras formas de ajudar. O Voluntariado dá oportunidade a essas mesmas pessoas, de poderem ir mais além nos seus atos extraordinários.


O Voluntariado é algo realmente maravilhoso, que permite desenvolver esforços no sentido de melhorar realidades. É por este motivo que existe a Para Onde?, uma Organização que permite que todos quantos estejam interessados em fazer voluntariado o possam fazer, de forma promissora, segura, e com a garantia de que está realmente a fazer a diferença. Quer saber mais? Então leia o artigo escrito por eles, que explicam melhor do que ninguém o trabalho incrível que fazem.


"A Para Onde? nasce para juntar pessoas diferentes, para que elas se conheçam e cresçam comprometidas com um país e um mundo mais justos. As palavras que nos definem são empatia, diversidade e voluntariado.


Desde 2017, e com o reconhecimento de ONGD em 2021, a Para Onde? tem-se tornado uma entidade de referência na área do voluntariado internacional. Já enviamos mais de 1400 pessoas em programas de voluntariado de curta e longa duração. Sem critérios muito específicos no que toca a formação, idade ou contexto social. Aceitamos qualquer voluntário ou voluntária que deseje contribuir com as suas competências e experiências pessoais e/ou profissionais para os projetos disponíveis que podem ir de 1 a 3 semanas de duração (campos de voluntariado) ou com períodos mínimos de 1 mês (programas de longa duração).


Ambicionamos uma relação de proximidade com a nossa comunidade de voluntários e, como tal temos um processo de acompanhamento personalizado que começa com a candidatura e termina com o regresso de cada um. Além da área de voluntariado internacional, a Para Onde? oferece um conjunto de projetos e iniciativas de âmbito local e nacional, com o objetivo de explorar a diversidade sem atravessar fronteiras.


Acreditamos que os projetos locais de voluntariado são excelentes formas de qualquer pessoa se aventurar no mundo do voluntariado antes de participar num projeto internacional, bem como, para aqueles que regressam e querem manter um papel ativo nas suas comunidades. É possível realizar voluntariado nacional/local com a Para Onde? através das ações de voluntariado local, momentos da empatia e campos de voluntariado em Portugal.


Enquanto organização preocupada com o impacto negativo que o voluntariado pode ter, temos o maior cuidado na seleção de voluntários e parceiros locais e internacionais. Procuramos voluntários que estejam disponíveis para ser servir o outro, flexíveis quanto às necessidades e imprevistos e com autonomia e iniciativa para poderem deixar o seu contributo positivo nas comunidades locais.


Paralelamente, procuramos parceiros com reais necessidades de voluntários, que reconheçam a importância do voluntariado no terceiro setor, que acreditem no seu potencial e que reconheçam as necessidades de gestão associadas, para que o mesmo possa decorrer da melhor forma possível. Acreditamos que mesmo organizações de pequena dimensão podem fazer este processo com os seus poucos recursos e de forma muito prestigiosa.


Se te identificas com o nosso propósito, com os nossos valores e queres explorar o mundo do voluntariado conosco, consulta o nosso site e não hesites em entrar em contato. Estamos deste lado para promovermos em conjunto o voluntariado, a diversidade e a empatia."


Para Onde?

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page