top of page
  • Foto do escritorJoana

Orgulho Autista por Rita Tapadinhas



No passado dia 18 de Junho celebrou-se o Dia do Orgulho Autista. E o que é isto de Orgulho Autista? Foi o que tentámos perceber junto de Rita Tapadinhas, mulher que sabe bem do que falamos, uma vez que lida com este assunto diariamente através das luzes da sua vida: os seus filhos.


Conheço-a há cerca de 12 anos, pois foi minha professora. Nunca perdemos totalmente o contacto, até porque foi uma das apresentadoras dos meus 2 livros. Quando decidi abordar este tema aqui no blog, pensei imediatamente na professora Rita, uma vez que possui conhecimento de causa, e pela excelente capacidade que tem em transmitir-nos a sua opinião, de forma a que todos compreendamos o seu ponto de vista. Desfrutem deste seu testemunho, que agradeço com todo o coração. Esperamos contar com ela mais vezes por aqui.



"Autismo, ou melhor Perturbação do Espectro do Autismo...

Palavra interessante, coisa estranha...

Doença, Deficiência ou Incapacidade?

Na realidade é algo que ninguém ainda sabe bem explicar o que é...


Doença não pode ser pois as pessoas não se encontram doentes...

Deficiência, segundo a OMS, é o substantivo atribuído a toda a perda ou anormalidade de uma estrutura ou função, psicológica, fisiológica ou anatómica, referindo-se assim à biologia do ser humano...

Incapacidades... bem, todos temos... eu uso óculos senão pareço uma toupeira....


Sendo mãe de duas crianças autistas, uma não-verbal e outra verbal, não vos sei definir o conceito, pois para mim os meus filhos são simplesmente meus filhos e crianças – um já pré adolescente.

O Espetro do Autismo é isso mesmo, um espectro. Costumo comparar com o carro.... Vai de 0 a 100 dependendo da velocidade...


"Transtornos do espectro autista são distúrbios do neurodesenvolvimento, caracterizado por deficiente interação e comunicação social, padrões estereotipados e repetitivos de comportamento, e desenvolvimento intelectual irregular, frequentemente com retardo mental. Os sintomas começam cedo na infância. Na maioria das crianças, a causa é desconhecida, embora, em alguns casos, existam evidências de um componente genético ou uma causa médica. O diagnóstico é baseado na história sobre o desenvolvimento e observação." (https://www.msdmanuals.com/pt/profissional/pediatria/dist%C3%BArbios-de-aprendizagem-e-desenvolvimento/transtornos-do-espectro-autista)



Cura? Não há.... Tratamento? Ajuda a medicação e a intervenção precoce em terapias específicas (terapia da fala, comportamental, com animais, etc).

No dia 18 de Junho celebrou-se o dia Orgulho do Autista. A neuro diversidade dos autistas é tanta que cada um é tão diferente do outro.

Orgulho, não sei... Mas que tenho orgulho do que os meus filhos são e dos homens que se estão a tornar... isso tenho .... MUITO!!!!!!


Mães e Pais, força pois não estão sozinhos!

Avós, Tios, Primos.... ajudem pois não é fácil. O casal precisa de estar só para criar laços e ter força para continuar!

Amigos e amigas com filhos... o Autismo não se pega! Podem convidar para festas de anos, aniversários, casamentos ou somente dias de brincadeiras.

Sociedade... compreendam melhor a Perturbação do Espectro do Autismo, o autista e quem tem de viver com ele. Não critiquem quando virem uma criança a ter/fazer comportamentos diferentes! Não julguem....

Pois na realidade, todos Nós queremos o mesmo: Ser Felizes!"


Rita Tapadinhas

71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page