top of page
  • Foto do escritorJoana

Licor de Rosmaninho

Ontem trouxe-vos o retrato de como é viver na natureza. A parte mais interessante, é podermos ir buscar os elementos que nos são oferecidos, da forma mais pura e natural. Trazemos hoje um post que remete para o que a natureza nos dá de melhor. Trazemos a receita de Licor de Rosmaninho. Sim, a flor que encontramos nesta altura do ano pelos campos, e que dá para transformar em ingrediente de uma bebida tanto apreciada. E é muito simples de fazer. Os ingredientes são os seguintes:

  • Flor de rosmaninho q.b.

  • 1litro de aguardente

  • 1litro de água

  • 1kg de açúcar amarelo

O primeiro passo é encontrar o rosmaninho. Pode aproveitar para o fazer numa caminhada pela natureza. Foi o que fiz, e tornou esta experiência em algo especial. Junte o útil ao agradável.

De seguida deve colher a flor do rosmaninho, na quantidade que ache adequada para o seu licor.


Depois de as lavar, deve colocar as flores de rosmaninho dentro de um frasco com 1 litro de aguardente e guardá-lo num local escuro. É suposto manter-se aí até ganhar uma tonalidade branca. Pessoalmente, gosto de o manter um pouco mais, para que a aguardente possa absorver o sabor do rosmaninho.



Depois deste tempo de espera, deve juntar 1 litro de água a 1kg de açúcar amarelo (a quantidade de água e açúcar pode variar conforme a quantidade de alcóol que pretender no licor). Deve levar ao lume e ir mexendo, até conseguir o ponto de fio. Entretanto, deve coar a aguardente com um passador ou um pano. Quando a calda de água e açúcar atingir o ponto esperado, deverá juntá-la à aguardente. No fim tem que esperar que arrefeça, e colocar em garrafas de vidro. Reserve essas garrafas novamente num local escuro durante o tempo que lhe parecer adequado, sendo que costumo esperar cerca de um mês (a paciência é uma virtude). E pronto, tem o seu licor. Agora é só beber.



Sabe o cheiro de rosmaninho que sentiu naquela caminhada? É o mesmo que vai sentir e poder saborear, como se fosse transportado para o meio da natureza.



79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page