top of page
  • Foto do escritorJoana

Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa

Hoje comemora-se a pessoa Idosa, e particularmente, a consciencialização do flagelo que é a violência contra os mais velhos. Porque é de velhos que falamos, e da falta de dignidade com que muitas vezes são tratados.

Foto de Michal Jarmoluk

Costuma-se dizer que "velhos são os trapos", mas também o são os que já viveram tanto, e têm tanta coisa para nos ensinar. Com a passagem dos anos, nem sempre mantêm a mesma capacidade de outros tempos, e a vida muitas vezes impede-os de passar o testemunho de tantas aprendizagens que adquiriram durante uma existência inteira.



A passagem do tempo é igual para todos. O que não é igual, é a forma como os nossos velhos são tratados. Se muitos são tratados com as condições que merecem, e o respeito que devem ter, mérito das famílias que sabem reconhecer a importância que estes idosos têm na sua vida, muitos outros são tratados como um peso, e tratados com o desrespeito a que nenhum ser humano deveria ser sujeito.



Não se trata apenas de violência física, que também acontece, infelizmente, mas também falamos de violência verbal, psicológica, abandono, negligência. Nenhum velho deve ser sujeito a esta realidade! Quando a família falha, devendo ser responsabilizada, obviamente, deve o estado encarregar-se de providenciar o bem estar destes seres humanos. Infelizmente, num país envelhecido, a resposta que existe é francamente insuficiente.


Aproveitemos este dia para chamar a atenção para esta realidade. Porque se tudo correr bem, um dia todos seremos velhos!


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page