top of page
  • Foto do escritorJoana

A Arte dos Tapetes de Flores de Sardoal

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Arte. Confesso-me apaixonada por arte, todos os tipos de arte. Da Literatura à Pintura, passando pela Fotografia e até pela Sétima Arte, o Cinema, considero que todos os tipos de Arte são valiosos e acrescentam-nos enquanto seres humanos, de uma forma que nenhum de nós conseguirá ser acrescentado de qualquer outra forma.



Poderia falar aqui sobre alguns dos melhores livros que já li, ou dos melhores filmes que já vi, mas decidi mostrar uma das artes da minha terra. Os Tapetes de Flores são, a par de muitas outras, uma das imagens de marca do Sardoal. Tradicionais da Semana Santa, também muito característica desta vila, há muito que são um dos chamarizes do concelho.




Requerem muito trabalho, muita criatividade, e muita dedicação de quem dá tanto de si para criar estes tapetes. Valem tanto pela beleza como pela originalidade. Se inicialmente eram procurados e apreciados exclusivamente por motivos religiosos, no momento também o são pela sua extraordinária cultura e perfeição. De miúdos a graúdos, todos se deixam surpreender por esta arte. E sim, muitos poderão dizer que noutros pontos do país também se criam tapetes de flores. No entanto, os sardoalenses sabem que os seus têm algo especial!




34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page