top of page
  • Foto do escritorJoana

Soul Frater

Quão fácil é, para todos nós, pensar que o "nosso mundo" é único, principal, o mais importante. Estamos tão focados no dia-a-dia, nos nossos problemas, nas nossas rotinas, que nos distraímos do que se passa lá fora, longe da nossa realidade.

Felizmente, existem entidades que tentam colmatar estas falhas, e mostrar que nem todos são indiferentes às realidades alheias. É este o caso da Soul Frater, cujo lema é "Amor sem Fronteiras". Quão fácil é criar estas mesmas fronteiras, quão difícil é suplantá-las. No entanto, não é impossível chegar ao coração e às vidas dos que tanto precisam de nós. A motivação? Precisamente o amor pelos outros. Conheçam, com o vosso interesse e amor, a Soul Frater.


"A SOUL FRATER é uma associação de cariz humanitário, na área da educação e do desenvolvimento, sem fins lucrativos e de natureza privada. Foi criada em março de 2019 e tem a sua sede em Chaves, no distrito de Vila Real.


Na sua origem a associação tem por finalidade as estratégias desenvolvidas pelas equipas de intervenção direta ou equipas de rua, serviços de ajuda alimentar e de apoio social, acompanhamento médico e de saúde humana, apoio à educação no âmbito do ensino, transporte e construção de edifício escolar, para pessoas desfavorecidas, na proteção a crianças, jovens e idosos dos países de origem, em Portugal quer em qualquer outro país, especialmente aqueles em vias de desenvolvimento, nomeadamente das comunidades dos Países Africanos em Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e ainda, todas aquelas atividades que visam satisfazer as necessidades de vítimas de calamidades públicas, migrantes, refugiados e de vítimas em situações similares, onde se inclui atividades relacionadas com a assistência internacional (auxílio e apoio social e refugiados, combate à doença, fome, educação, etc.), fornecida diretamente ou por intermédio de organizações internacionais.


Em agosto de 2021 foi reconhecida e registada, pelo Instituto Camões, com o estatuto de ONGD – Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, nos termos do artigo 8o da Lei no 66/98, de 14 de outubro, pelo período de dois anos.


Este estatuto é não só um reconhecimento do nosso trabalho, mas também uma oportunidade para nos motivarmos e consciencializarmos do percurso, das metas que pretendemos alcançar e do quanto ainda há a fazer.


Visão: A educação é a base das mudanças sustentáveis, tanto a nível social, como ecológico e cultural, necessárias para um mundo mais digno e justo para todos. Com esta consciência, a SOUL FRATER trabalha, através de ações de voluntariado responsável, de forma árdua para uma atuação o mais ampla possível no apoio social e nas áreas da educação e da saúde, da criança, do jovem e do adulto, de coração aberto às diferentes situações de vulnerabilidade, em território nacional e com especial enfoque nas comunidades dos PALOP.


Missão: Desenvolver a nossa humanidade implica ser ativo na construção de um mundo mais justo e equitativo. Por isso, a Soul Frater preocupa-se com o crescimento individual de cada interveniente nas ações de combate à apatia social e de promoção da dignidade humana.


Valores: A SOUL FRATER rege-se pelos seguintes princípios morais, que orientam toda a sua ação:


Fraternidade - Embalados na premissa de que cada Ser Humano é nosso irmão, acreditamos que através da compaixão e da empatia podemos tornar o mundo um lugar melhor e ajudar todo/a aquele/a que precisar de auxílio.


Sustentabilidade - A sustentabilidade é alcançada através do Desenvolvimento Sustentável, tendo como base três princípios: o social, o ambiental e o económico. A preservação do planeta, o atendimento das necessidades humanas e a sustentação dos nossos projetos são, por isso, uma preocupação da Soul Frater enquanto Organização.


Integridade Humana - “Todas as pessoas têm direito ao respeito pela sua integridade física e mental.” (Arto 3o da Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia)


Educação - Sendo a educação o processo facilitador da aprendizagem na aquisição de conhecimentos, habilidades, valores, senso moral, hábitos, crenças, ela está na base do desenvolvimento de cada indivíduo e de uma sociedade de um modo geral. Cada Ser Humano tem direito à Educação, ela deve estar ao alcance de todos/as, independentemente da nacionalidade, do género, da crença religiosa ou da condição social.


Cooperação - A cooperação e a solidariedade entre povos são cada vez mais determinantes, para que questões como a miséria, a pobreza, a fome, a orfandade, aconteçam cada vez menos. Para que haja uma menor desigualdade no mundo é preciso a ação de cada um/a de nós. A Soul Frater tem ciente esta necessidade de agir e pretende, de forma consciente e responsável, cooperar para esta mudança – de um mundo mais justo e mais humano."


Portefólio Soul Frater

Continua...





29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page