top of page
  • Foto do escritorJoana

Dia Mundial da Prevenção do Suicídio

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. Dia de alertar, de lembrar, mas sobretudo, no meu ponto de vista, de tentar compreender. Quantas vezes ouvimos falar de pessoas que desistem da vida, ou tentam fazê-lo, ou pensam no assunto, e condenamos a sua atitude, sem sequer tentar compreender o motivo de lhe passar esta ideia pela cabeça. Dizemos que nenhum problema pode ser assim tão grande, que a pessoa foi cobarde, egoísta, que não pensou em quem fica. Pura incompreensão!


Nada se resolve desistindo da vida, disso não há dúvida, mas não devemos nunca também desistir de quem dá sinais de querer baixar os braços. Porque todos têm os seus motivos. Nem sempre são problemas específicos. Por vezes é o vazio de uma vida que deixou de fazer sentido. Onde não se vê a luz ao fundo do túnel. E não há mais nada, pensam. Eu percebo, perfeitamente, o que sentem essas pessoas. Mentiria se dissesse que nunca passou pela minha cabeça como seria se desistisse. E foi precisamente nesses momentos, em que não vemos soluções, que passei a compreender quem passa dos pensamentos à ação. E infelizmente é só um passo.


Cabe a quem está à volta estar atento aos sinais. E é um trabalho muito difícil. Estas pessoas nem sempre se mostram tristes, deprimidos, desesperados. Muitos mostram-se felizes, contentes, realizados. Porque o verdadeiro sofrimento está cá dentro, onde ninguém vê, ninguém ouve, poucos se importam. E é aí que devemos fazer a diferença. Devemos importar-nos, estar atentos, ajudar no que pudermos, e fazer de tudo para evitar que o pior possa acontecer.


Estar presentes é fundamental. Mostrar a essa pessoa que estamos disponíveis para ajudar, consolar, acompanhar. Quem sabe, até levá-la a procurar ajuda profissional. Podemos salvar a vida de alguém, dando um pouco do nosso tempo e da nossa compreensão. Aceitar que a doença mental existe, que pode acontecer-nos a todos, e que não é impossível chegarmos ao limite, é meio caminho andado para nos percebermos nas nossas fraquezas, e para percebermos as fraquezas dos outros.


Façamos a nossa parte para evitar mais perdas irreparáveis. Sejamos a diferença na vida dos outros!

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page