top of page
  • Foto do escritorJoana

Causas de Caudas

O nosso Blog tem sido o espelho dos nossos interesses. É aqui que escrevemos sobre aquilo que, para nós, deve ser falado e relembrado. No meu caso, tento dar voz a projetos que me parecem verdadeiramente válidos e importantes na nossa sociedade. Se é verdade que na grande maioria das vezes estes projetos prendem-se com a melhoria das vidas dos seres humanos, também é verdade que não nos esquecemos da importância que outro tipo de respostas que, felizmente, a nossa sociedade tem para dar.


A Causas de Caudas é, como o próprio nome indica, uma Associação dedicada aos animais que fazem parte das nossas vidas. Trata-se de uma resposta importante para os amigos de 4 patas (e caudas, claro), que nem sempre são tratados como merecem.



"A Associação Causas de Caudas nasceu em 2016, tendo como principal objetivo a proteção do animal, quer este se encontre num contexto individual, quer em colónias de animais de rua, bem como os animais residentes temporariamente em abrigos. Esta proteção pode assumir diferentes formas, como a sua esterilização, tratamentos médico-veterinário e/ou adoção.



A nossa principal atividade diz respeito à Captura-Esterilização-Devolução (CED) de gatos errantes no distrito do Porto, apresentando atualmente protocolos de atuação nos municípios do Porto, Gondomar e Matosinhos. Ao longo dos últimos anos, já intervencionámos centenas de colónias de gatos errantes, o que tem permitido controlar o nascimento de ninhadas indesejadas, o crescimento descontrolado das colónias, e permite uma vida muito mais feliz para os animais residentes. Contudo, este trabalho não parece ter fim, visto cada vez serem reconhecidas mais colónias por intervir, o que implica um esforço contínuo para que o trabalho não seja em vão.



Aliado a este trabalho, o Verão traz consigo o nascimento de ninhadas em colónias ainda por intervencionar. Posto isto, a recolha destes bebés e a sua divulgação para adoção é um acrescento ao nosso trabalho habitual. Sendo a Causas de Caudas uma organização sem gatil, estes animais ficam ao cuidado de Famílias de Acolhimento Temporário (FAT) que gentilmente os recebem e cuidam, até serem adotados.


Os últimos tempos têm sido conturbados, fruto da descida drástica do número de adoções. Assim, vemo-nos neste momento com dezenas de gatinhos bebés, juvenis e adultos a aguardar família, com os custos que isso implica (alimentação, areia, cuidados médico-veterinários), impossibilitando-nos de receber mais animais até a situação melhorar. Temos as FATs completamente preenchidas, os voluntários exaustos e todo um trabalho lá fora que precisa de continuar. Negar auxílio não é uma decisão fácil, são inúmeros os pedidos de ajuda a chegar até nós, quase diariamente. Mas as dezenas de tarecos que temos connosco têm de ser adotados de forma consciente e responsável, algo que leva o seu tempo e conta com a nossa maior dedicação.


A Associação Causas de Caudas é formada única e exclusivamente por voluntários que dedicam a maioria do seu tempo livre a esta causa. A intervenção em colónias de gatos de rua, auxílio a animais em sofrimento e a recolha de animais para adoção faz-se em contacto muito próximo com cuidadores e outros moradores preocupados com a causa. Já ouvimos críticas ao nosso trabalho, o “porquê de estarmos a fazer isto pelos animais, quando há pessoas a passar dificuldades”… A verdade é que a dificuldade dos animais é, muitas vezes, o espelho das adversidades dos humanos ao seu redor, pelo que acreditamos que a nossa causa encerra em si um importante cariz social.



Sabemos que melhores dias virão e por isso queremos mostrar o nosso trabalho, dedicação e compromisso, com a certeza de que vão continuar por mais alguns anos. Se pudermos deixar uma mensagem final, será esta: não compre, adote. Eles são aos milhares e infelizmente não haverá família para todos.


A todos/as aqueles/as que queiram colaborar connosco de alguma forma, pedimos que nos contactem através de: https://causasdecaudas.org/voluntarios/.


Obrigada*"


Causas de Caudas

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page