top of page
  • Foto do escritorJoana

Associação Mais Proximidade

A Associação Mais Proximidade é uma entidade completamente diferente de todas as que já aqui apresentámos, mas igualmente importante. Porque tão fundamental como é a saúde, física e mental, a solidariedade, a inclusão, o combate à fome, e todas as outras causas já aqui mencionadas, é o combate à solidão.



Devido a diversas falhas da nossa sociedade, a população idosa é das que mais sofre com o isolamento, a solidão e, em alguns casos, o abandono. Como seres humanos que são, merecem todo o respeito e, por toda a experiência de vida que "carregam", deviam ser valorizados e considerados por todos nós. No entanto, todos sabemos que são inúmeros os casos de idosos que se sentem, simplesmente, sozinhos!


Para ajudar a colmatar esta falha, existe a Associação Mais Proximidade. É por esse mesmo motivo que considero tão importante apresentá-los aqui. Porque, para muitos dos idosos acompanhados por esta Associação, esta é a única companhia que têm, a única atenção que recebem, o único fator que lhes mostra que ainda vale a pena viver. Uma ideia que deveria ser seguida em mais pontos no nosso país. Porque ainda há pessoas boas!



"A Associação Mais Proximidade nasceu em 2013 e desde então que o seu maior foco é o combate à solidão e isolamento da população idosa, mais especificamente da zona da Baixa de Lisboa, Mouraria e, mais recentemente, Alfama.



Atualmente já apoia 120 idosos em três linhas distintas: combate à solidão e isolamento, promoção da saúde e bem-estar e melhoria da qualidade de vida no domicílio.


A linha da solidão e isolamento tem como base a integração da pessoa na comunidade, promovendo a sua individualidade, valorizando as suas capacidades e dando resposta aos seus interesses. Um acompanhamento de proximidade, envolvendo, sempre que possível, a rede de suporte já existente (amigos, vizinhos, familiares), pode ser o mote para uma melhor qualidade de vida.


A Associação Mais Proximidade promove um grande suporte no que diz respeito à saúde dos beneficiários, através do acompanhamento ao médico e exames, articulação com técnicos de saúde, doação de ajudas técnicas, ajuda na monitorização ou promoção da literacia em saúde, empoderando assim, as pessoas idosas para cuidarem de si e tomarem decisões informadas, com o apoio necessário - seja este técnico ou médico.



A terceira linha de intervenção nasce da convivência com os idosos, estes que por falta de mobilidade passam a maior parte do seu tempo em casa, a linha da qualidade de vida no domicílio visa garantir o maior conforto possível aos nossos beneficiários. Através de doações de bens, apoio no acesso a serviços ou realização de pequenas obras e reparações no domicílio.


A Associação conta ainda com 45 voluntários que com pequenos gestos, como um contacto telefónico ou uma ajuda na ida ao médico, apoiam a equipa e dão aos beneficiários uma alegria diferente, a de não se sentirem sós."


Associação Mais Proximidade

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page