top of page
  • Foto do escritorViver Alternativo

Uma caminhada por dia, nem sabe o bem que lhe fazia, por Patrícia Almeida

Hoje é domingo e, como habitual, trazemos mais um texto de autor convidado, desta vez sobre a importância de caminhar. Uma colega, amiga e apaixonada por caminhar, Patrícia Almeida no Viver Alternativo.

__________________________________________________________________________________________


"A caminhada, também conhecida por passeio pedestre ou trekking, é uma atividade praticada ao ar livre e em tudo associada ao desporto de natureza.


Tendo em conta que pode ser praticada por pessoas de todas as idades, é uma ótima opção para toda a família, para grupos de amigos ou até para ser praticada de forma individual, mas sempre com as devidas precauções.


É um hábito que pode ser praticado em estrada, na areia, em trilhos de terra, em florestas e matas, entre outros. Independentemente do tipo de solo, o importante é que encontre o seu ritmo. Mais rápido ou mais devagar, mantenha-se em movimento.


Caminhar traz inúmeros benefícios, pois para além de ser uma boa forma de combate ao stress, permite manter-nos ativos e saudáveis ao mesmo tempo que estimula em nós a admiração, o respeito e a sensibilização para com a natureza.


É uma atividade desportiva ao alcance de todos, pois é de baixo custo. Apenas é necessário um equipamento mínimo que nos mantenha confortáveis. Para caminhar deve apostar em roupas confortáveis e adequadas à estação do ano, incluindo o uso de chapéu e de protetor solar no Verão. Contudo, opte por várias camadas de roupa para fazer face às diferenças de temperatura que possa vir a estar sujeito durante a sua caminhada diária. Certifique-se de que usa calçado confortável com sola firme e flexível e não se esqueça que o deve trocar ao fim de algum tempo de uso, por forma a evitar dores nos pés e problemas de postura. Se caminhar de noite, use roupas refletoras. Sempre que sair para caminhar sozinho diga a alguém o caminho que irá percorrer nesse dia e, se possível, leve o seu telemóvel. Dependendo da extensão e da duração do percurso, deverá considerar levar consigo uma garrafa de água, a fim de manter a hidratação.



Não existe a obrigatoriedade de caminhar todos os dias, pois a mesma deve ser feita de forma adequada à vontade e à disponibilidade de cada um. Contudo, e embora sejam conhecidos os benefícios de uma caminhada, é importante que respeite os seus limites e que caminhe apenas nos dias em que se sentir bem. A caminhada deve ser feita e desenvolvida de forma gradual. Pode começar por experimentar 30 minutos diários, três vezes por semana.


As regras básicas começam no aquecimento. Deverá então alongar os músculos (sobretudo os das pernas: gémeos, quadricípites e os bíceps femoral) por forma a reduzir o risco de lesões e cãibras. Mantenha uma postura correta e, para tal, caminhe a olhar para o horizonte, em linha reta. Lembre-se de colocar os ombros relaxados e não os incline para a frente. Mantenha um controlo na respiração, inspire pelo nariz e expire pela boca. Se possível opte por caminhar pela manhã, pois estimula e prepara o corpo e o organismo para o resto do dia.





Outras das regras básicas é sobretudo o contemplar! Para caminhar é necessário que contemple a natureza (fauna e flora). Caminhe e assista. Quando terminar, alongue novamente e hidrate-se.


Agora que já sabe que para caminhar basta apenas a sua força de vontade, pelo que espera? Lembre-se que é uma delícia para a sua saúde, e um despertar de todos os sentidos."



Patrícia Almeida, "Ticha" para os amigos

Licenciada em Geografia e planeamento Regional,

Colega de curso em Gestão de Redes Sociais,

Apaixonada por caminhar, pela natureza,

Adora viajar e ter plantas tropicais!


84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page