top of page
  • Foto do escritorJoana

Truques para Poupar

Quem me conhece sabe que "poupar" é o meu nome do meio. Fui habituada a poupar desde muito pequena, e atualmente não sei viver de outra forma. Aliás, sempre pensei que quando temos possibilidades de juntar algum dinheiro, devemos fazê-lo para precaver alturas e situações em que não consigamos, e que precisamos de recorrer às poupanças para viver. Infelizmente já passei por momentos de alguma necessidade e em que os recursos económicos não eram muitos, e o poder voltar a passar por isso é algo que verdadeiramente me aflige. Decidi por isso indicar alguns truques e dicas para poupar. Por vezes é com pequenas coisas que conseguimos poupar, e é isso que quero passar.

Dicas para Poupar:

  • Ter plena noção dos recursos económicos que temos - tentar não gastar mais do que ganhamos por mês, exceto quando aparece algo inesperado.

  • Decidir que quantidade de dinheiro queremos poupar por mês - por menos que seja, é sempre importante deixar algum dinheiro de lado. Uma dica que posso dar, é retirar esse dinheiro logo no inicio do mês. Assim, não caímos na tentação de o gastar.

  • Apenas contratar serviços realmente necessários - se eu não consigo ver 100 canais, também não preciso de ter 200 e pagar mais por isso.

  • A água, a luz e o gás pagam-se - são coisas básicas, mas fazem a diferença no fim do mês. Apagar luzes que não estão a ser utilizadas, fechar a água sempre que não precisamos dela, e usar o gás apenas quando necessário, pode contribuir para contas mais baixas.

  • Fazer sempre a lista do supermercado - escusado será dizer que devemos apenas comprar o que está na lista.

  • Não ir às compras com fome - aquele bolo de 2€ parece sempre mais apetitoso quando temos a barriga a dar horas.

  • Tentar perceber onde cada artigo fica mais barato - logicamente não vamos a uma superfície comercial de propósito por um produto que fica mais barato ali, mas se foram vários os artigos que podemos trazer mais em conta, é de aproveitar.

  • Esteja atento às promoções - todos sabemos que fazem parte das campanhas de marketing das marcas que nos rodeiam, mas a verdade é que podem ajudar a poupar uns euros.

  • Não faça empréstimos por tudo e por nada - use este recurso apenas quando é realmente necessário. Se não tem dinheiro para aquela televisão que é tão grande que vai de parede a parede, não acumule dívidas. Poupe todos os meses o que teria de pagar ao banco, e quando tiver conseguido juntar o valor necessário, vá comprar a televisão. Até lá, contente-se com a televisão pequenina.

  • Faça mealheiros - estabeleça um valor simbólico que tem de por num recipiente todas as semanas. Não custa tanto, e no fim consegue um valor considerável. Até pode definir um objetivo para cada um dos seus mealheiros. O dinheiro sai da carteira, mas é sempre seu.

  • Faça os seus filhos compreender que não podem ter tudo, e habitue-os a poupar - é de pequenino que se criam hábitos que ficam para a vida.

  • Sempre que faz uma compra maior, tente ter o dobro do que vai gastar - sei que nem sempre é fácil, e com o poder de compra da maioria das pessoas, é verdadeiramente impossível. Mas sempre que é possível, é uma ótima forma de não ficarmos sem nada.

  • Por fim, a dica que mais uso comigo mesma: se quer poupar, não gaste - adquirimos muita coisa que não nos é realmente necessária. O que ganhamos é fruto do nosso esforço, por isso não o devemos desperdiçar por qualquer coisa.

São estas as dicas que tento por em prática na minha vida. Não sou nenhuma especialista, mas se há alguém que gosta de poupar, esse alguém sou eu. Lembre-se: nem toda a gente tem possibilidade de poupar. Se tem, aproveite para facilitar o seu futuro!

41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page