top of page
  • Foto do escritorJoana

Semana Santa

Falta uma semana para a Páscoa, e acabámos de entrar na Semana Santa. Esta é uma época originalmente religiosa, mas que acaba por ser celebrada mesmo por todos os que não o são. Porquê? Porque é mais uma festa de família, e uma época cheia de tradições.


Ontem foi Domingo de Ramos, data importante para todos os cristãos. Será interessante, para quem sentir curiosidade, conhecer a origem desta data. Mas o significado deste último domingo antes da Páscoa foi, com o tempo, ganhando outras tradições. Uma delas faz com que este também seja considerado o Dia dos Padrinhos.


Reza a lenda que, interessados no folar que, eventualmente, poderiam ganhar dos padrinhos, os afilhados lhes ofereciam os ramos que acabavam de ser abençoados na missa. Interesseiros? Talvez, mas a verdade é que criaram uma tradição.


Hoje também fui presenteada com a prenda do afilhado. Quanto ao folar para os afilhados? Eles que esperem para ver!!!


Esta Semana Santa também marca o regresso de algumas das maiores tradições do Sardoal, a minha terra, que se viu privado, durante de 2 anos, de as realizar. A pandemia foi a culpada, assim como foi culpada de tantas outras perdas que tivemos durante este tempo. Mas este ano estas tradições são retomadas, e trazem, finalmente, os cheiros e costumes a que estamos tão habituados.



Feliz Semana Santa a todos!!!

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page