top of page
  • Foto do escritorCarlita

Pão de Frutos Secos (sem glúten)


Hoje trago mais uma receita de pão sem glúten, é das coisas que mais faço e que me dá um enorme gozo inventar.

Estamos no inicio de Setembro, mês de regresso às rotinas, e eu ando numa fase de reeducação alimentar, que até poderei partilhar posteriormente.


Já nem todos os dias como pão, foi uma das minhas alterações, mas quando o faço é sempre e obrigatório sem ter glúten e caseirinho!


Ora então aqui fica mais uma pequena grande maravilha:


Pão de Frutos Secos


Ingredientes:

  • 150 gr nozes

  • 150 gr amêndoas sem pele

  • 100 gr cajus

  • 150 gr polvilho doce

  • 3 ovos

  • 20 gr psilio

  • 220 gr bebida vegetal (usei de coco)

  • 20 gr fermento de padeiro fresco sem glúten



Preparação:


Modo Bimby: Eu fiz na minha amiga do coração, Bimby!!!! Comecei por colocar todos os frutos secos e pulverizar 10 segundos na velocidade 9, para conseguir uma farinha. Não podem bater muito mais, correm o risco de começar a ficar mole para manteiga, ficarão com uma farinha húmida e granulada, é mesmo assim.

De seguida adiciona-se o restante dos ingredientes com exceção do fermento, e programa-se mais 10 segundos na velocidade 6.

Numa tacinha pequena com 2 ou 3 colheres de sopa de água dissolve-se o fermento, até ficar totalmente diluído e junta-se ao preparado. Depois programa-se 2 minutos, na velocidade espiga, para amassar e deixa-se levedar.


Modo Tradicional: O processo é muito semelhante, terão sempre que pulverizar os frutos secos, com a ajuda de um processador, até obterem a farinha. Se for para comprar qualquer uma destas farinha, de noz, de amêndoa ou caju, o preço aumenta em muito. Depois numa taça grande envolve-se todos os ingredientes, até ficar com uma textura homogénea e por fim o mesmo procedimento com o fermento.

Neste caso para amassar, terão de fazê-lo com uma colher de pau, ou à mão, mas sempre a molhar em água para não se colar.


Antes de Levedar
Depois de Levedar

No fundo das formas, poderão colocar alguns frutos secos inteiros, eu fi-lo porque tinha e porque gosto de sentir textura mas não é de todo obrigatório.



Depois leva-se ao forno pré-aquecido a 180º, durante cerca de 40 minutos.



Deixa-se arrefecer bem... et voilá!!!!!



Quem vai experimentar, quem?



Só abri o maiorzinho, porque os outros já estão reservados! :P


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page