top of page
  • Foto do escritorCarlita

Panquecas de Berlim (com vídeo)



A receita que vos trago hoje foi uma completa invenção minha, na tentativa de tentar agradar ao meu filho mais novo, mas acho que correu tão bem!


Recentemente fomos à praia, e o Alex viu passar o vendedor de Bolas de Berlim, tão típico nas praias portuguesas, que quase se tornou tradição. E ele em tempos chegou a provar, sabe o doce que é (só não percebe muito bem porque agora lhe faz mal). Eu tentei explicar-lhe o melhor que pude, que nada tinha a ver com o doce em si ou com o bolo, mas apenas com a farinha com que é feita pois tem glúten e prometi-lhe que iria fazer para ele umas que ele pudesse comer assim que chegássemos a casa.


As crianças não perdoam, principalmente quando prometemos algo e eu pus-me logo a pesquisar e de facto já existem imensas alternativas mais saudáveis por essa internet fora, algumas até de forno, no entanto como estava muito calor, ligar o forno não era opção no dia, e eu procurava algo mesmo simples.


Até que eu vi a luz e inventei as aclamadas "Panquecas de Berlim". mais emocionante para mim é que todos adoraram, e podem comer só as panquecas ou então aproveitar o recheio para outras finalidades. Sem forno, sem glúten, sem gordura, sem açúcares refinados.


Vamos então perceber a execução da coisa:


Panquecas de Berlim


Comecei por fazer o recheio, pois tem de ir ao lume, ou se preferirem ao robot de cozinha, mas como "não está testada", eu optei pelo seguro e fiz no fogão. Super fácil.


Recheio

Ingredientes:

  • 400 ml leite de coco (2 latas)

  • 100 gr açúcar amarelo

  • 6 gemas

  • Casca de 1 limão

  • 1 colher sopa farinha Maizena (opcional, depende se preferirem o recheio mais consistente)


Preparação:


Colocar todos os ingredientes numa caçarola e envolver bem com uma vara de arames, levar ao fogão em lume brando, até ferver e sempre mexendo. O recheio irá começar a ganhar consistência, se tiverem dificuldade adicionem a Maizena. Depois de já se parecer com um recheio, deixam arrefecer por completo e levam ao frio, que ficará ainda mais consistente.



Panquecas de Cenoura e Laranja

Ingredientes:

  • 5 cenouras médias

  • 4 ovos

  • 350 gr flocos de aveia

  • 600 ml sumo de laranja

  • fermento em pó qb

  • Sal qb



De todas as panquecas que já fiz, e acreditem que foram muitas estas foram sem dúvida as preferidas cá de casa dos meninos, posso dizer-vos que não chegaram a 24 horas....


Preparação:


A preparação destas panquecas segue o registo de todas as minhas outras, eu utilizo a Bimby, começo por colocar as cenouras no copo para ralar, 10 segundos na velocidade 9. Depois coloco todos os outros ingredientes e envolvo 20 segundos na velocidade 9.


Quem não tiver robot de cozinha, pode perfeitamente fazer de modo tradicional, começar por ralar a cenoura e depois mistura os restantes ingredientes com o auxílio da varinha mágica, por exemplo.


O objetivo é a massa não ficar nem muito sólida nem muito líquida, qualquer coisa assim:

Depois é irem fazendo as panquecas normalmente, numa frigideira antiaderente, se virem o vídeo têm lá o passo-a-passo todo!




Para finalizar, montam as nossas Panquecas de Berlim:


Colocam recheio na metade da panqueca, dobram, e quem quiser ainda pode colocar stevia por cima....



Então, o que acharam da ideia? Quem vai fazer?


Aqui fica o vídeo para perceberem todos os passos!!




221 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page