Que não como alimentos com glúten não é novidade, que adoro cozinhar também já se percebeu. O resultado destes pormenores é amar fazer os meus próprios pães sem glúten. Alguns são receitas minhas, outras são adaptações de receitas já existentes.
Este Pão de Amêndoa e Aveia, a par com o Pão de Linhaça e Noz, que mostrei aqui, são certamente dos pães que faço mais. Rende imenso e é fácil fácil de fazer, a receita não tem como enganar.
Ambas as receitas são originais do Cookidoo, que também aqui já mencionei, mas depois são alteradas para aquilo que eu acho que faz mais sentido.
No caso da receita de hoje, optei por fazer em 3 formas de silicone, 1 tamanho médio e 2 de tamanho pequeno, a sua cozedura é muito mais rápida, e é muito mais prático para congelar.
Pão de Amêndoa e Aveia
Ingredientes:
200 gr amêndoa
200 gr flocos de aveia
200 gr polvilho doce
15 gr psilio
1 c. chá de sal
200 gr água
20 gr fermento de padeiro fresco (meio cubo)
4 ovos
50 gr azeite
Preparação:
Para me facilitar a vida, eu opto por executar a receita na Bimby, no entanto aqui deixo ambas as versões:
Modo Bimby:
Começamos por colocar no copo a amêndoa e pulverizar 5 seg/vel 7 de forma a virar farinha. A farinha de amêndoa é das minhas preferidas, também das mais caras, eu aproveito quando vejo amêndoa em promoção para comprar, neste caso foi até laminada.
De seguida adiciona-se a aveia, o polvilho doce, a stevia e o sal, programar 20 segundos, na velocidade 7 e reservar os secos.
No copo colocar a água e o fermento para dissolver, aquecer 2 min/37°C/vel 2.5, depois adicionar os ovos e o azeite, 20 segundos na velocidade 4.
Adiciona-se então a mistura de farinhas e envolvemos tudo, igualmente na velocidade 4, 20 segundos.
Para finalizar, programa-se 2 minutos, no modo espiga - para amassar.
Modo Tradicional:
Se optar pelo método tradicional, convém já ter os secos em farinha, quer a aveia quer a amêndoa, assim só tem de mexer as farinhas, com o polvilho, a stevia e o sal. Num recipiente à parte dissolve-se o fermento em água morna, e adiciona-se os ovos e o azeite.
Junta-se o preparado das farinhas e envolve-se bem. Depois é necessário amassar, mesmo à mão, durante alguns minutos.
Uma vez que esta massa levou fermento de padeiro, o ideal depois é colocar a massa numa (ou várias) formas e deixar levedar uma horinha, mais ou menos, pelo menos até a massa dobrar de volume.
Para finalizar, leva-se ao forno a 180º, durante 50 minutos.
Eu adoro este pão, como veem rende imenso, é super saudável, e podem fatiar e congelar!
Comprar para que? Se podemos fazer!!!
Opmerkingen