top of page
  • Foto do escritorJoana

O que é a Deficiência?

No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, tentamos perceber o que é isto de ter Deficiência. Há precisamente 1 ano, escrevi sobre este mesmo assunto. Porque volto a fazê-lo? Porque considero realmente importante que todos sejamos sensiveis à condição de milhares de pessoas no nosso mundo.



Diz o Dicionário Online Priberam de Português, que Deficiência significa "Imperfeição, Falta, Lacuna" e "Deformação física ou insuficiência de uma função física ou mental". Mas será que muitos de nós, considerados "normais", não nos identificamos com algumas destas definições? Não nos sentimos tantas vezes imperfeitos? Não temos, em alguns casos, patologias fisícas e/ou mentais, que comprometem o nosso desempenho, pessoal e profissional, no nosso dia-a-dia?



Deficiência é muito mais do que o referido anteriormente. Experimentem passar algum tempo com uma Pessoa com Deficiência, e observarão o estado mais puro que pode existir no ser humano. O instinto animal, que todos possuímos, é observado ao máximo, sem máscaras nem disfarces. O amor, também. Acreditem, demostrar-vos-ão, sempre, se gostam ou não de vocês. É lidarem, muitas vezes sem compreenderem, com as próprias dificuldades. É verem-se limitados, na maior parte dos casos, pelas barreiras sociais, económicas, políticas e institucionais.



É não saber do futuro, temê-lo e ver nos olhos dos seus familiares o sofrimento, a desesperança, e o medo. Medo do agora, mas, sobretudo, do depois! Ter Deficiência é muito mais do que ter Défice de algo. É ser rejeitado, uma e outra vez, por uma sociedade que se diz inclusiva. Não nos esqueçamos de que essa mesma sociedade somos todos nós!







29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page