top of page
  • Foto do escritorJoana

O Mundo dos Livros

Hoje é o Dia Mundial das Bibliotecas. Para mim, as bibliotecas são sítios mágicos, cheios de livros. Percebo que nem toda a gente partilhe da mesma opinião, uma vez que o gosto pela literatura não é igual para todas as pessoas, mas eu cresci no meio dos livros. Já passei bastante tempo em bibliotecas, especialmente enquanto estudava.



Sempre li, e quando era criança, a melhor prenda que me podiam oferecer era um livro. Continuo com a mesma opinião. Dar um livro é oferecer um mundo totalmente novo. E as bibliotecas são universos com muitos mundos dentro. Cada livro tem um estilo, um tema, uma história. Com eles choramos, rimos, aprendemos. Criamos muitas vezes laços com as personagens, que conhecemos no seu intimo. Odiamos, amamos, sentimos com o que se passa na história. Vivemos às vezes mais do que vivemos na nossa vida real.


O ato de ler tem extrema importância na vida de qualquer pessoa, e é uma pena que nem todos possam ter gosto em usufruir de um livro. Sou suspeita, eu sei, mas é realmente das melhores coisas que se pode fazer. As redes sociais vieram tirar "tempo" a todas as pessoas, e na azáfama de um dia a dia recheado de coisas para fazer, ler fica muitas vezes no fim da lista de prioridades. É compreensível, mas muito triste que não demos a importância devida a algo que nos enriquece tanto.


Num mundo cada vez mais tecnológico, poderíamos correr o risco de perder o hábito de pegar num livro, abri-lo, lê-lo, e optar por e-books. Felizmente, acho que não é o caso, pois quem como eu gosta verdadeiramente de ler, não dispensa o livro como objeto. O toque e o cheiro fazem parte deste ritual tão típico de quem lê.



Não percamos os hábitos que nos fazem bem. A leitura é uma poderosa aliada da saúde mental, pois "alarga" os nossos horizontes, mostra outras perspetivas, e dá-nos a oportunidade de pensar de maneira diferente. Para além disso, é uma ótima distração para quem precisa de ocupar a cabeça. Existem livros sobre os mais variados temas, com mais e menos folhas, uns mais simples, outros mais complexos. O segredo está em nunca deixar de ler, e de sonhar com as personagens que vamos encontrando. Eu, não vou deixar!









30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page