top of page
  • Foto do escritorViver Alternativo

O Abrigo da Mãozinhas


Dia 4, sábado, cumprimos aquilo que tínhamos definido: entregar no Abrigo da Mãozinhas, em Alhos Vedros, os donativos que conseguimos angariar, e estamos bastante gratas por tudo o que assistimos.


Fomos recebidas pela D. Solange, que fez o favor de nos apresentar o espaço e explicar exatamente como funciona a rotina do canil. Ficámos com a noção de que não queremos ficar por aqui com a ajuda que pudermos dar. O Viver Alternativo quer continuar a ajudar, da forma possível, pessoas e animais.




O Abrigo da Mãozinhas, também conhecido como AAAA Moita - Associação dos Amigos dos Animais Abandonados da Moita, nasceu em 2001 e já tem um histórico forte no seu percurso. Deve o seu nome a uma cadela que se tornou a "mascote" do espaço, e que entretanto faleceu. A sua presença era tão estimada, que decidiram homenageá-la dando o seu o nome ao abrigo.



Atualmente, tem cerca de 250 animais à sua responsabilidade. Sim, leram bem, 250!!!! Divididos em números redondos entre 150 cães e 100 gatos.



E vive, ou sobrevive, por mérito único e exclusivo de todos os seus voluntários que fazem as coisas acontecer e nada faltar, e que nós tanto louvamos. É um trabalho duro, limpar, alimentar, cuidar, diariamente.... sem receber nada em troca, apenas pelo amor à camisola, e pelo retorno gigante que se sente por parte destes cães e gatos.



O Abrigo é extremamente organizado. Tem a zona do canil, onde cada box tem regra geral 2 cães, com placard de identificação e informação adicional, como por exemplo, se precisam de ração especial. Depois tem a zona do gatil e ainda a enfermaria.


Os voluntários são divididos por tarefas, entre alimentar, limpar, dar medicação, passear os animais, entre outras. E tudo feito com um amor e uma empatia que não deixa ninguém indiferente. Infelizmente, e apesar do número crescente de pessoas a quererem ajudar, estes são ainda em número muito inferior ao que seria necessário.



É possível adotar ou apadrinhar um animal, sendo que para ambos os casos pede-se essencialmente que seja feito de modo criterioso e super consciente e responsável, principalmente no ato de adotar.



O Abrigo vive única e exclusivamente de donativos... imaginem, doações para 250 animais. Se todos fizermos um pouco, não custa muito a ninguém.

Podemos ter dado uma gota no oceano, mas é sempre melhor do que não dar nada.



Lista de artigos a reter que a associação pede com regularidade:


  • Areia de gato

  • Ração Seca para cão e gato

  • Patés para cão e gato (é através dos patés que é dada a medicação, daí a sua importância)

  • Sacos Plásticos

  • Lava-Tudo sem Amoníaco

  • Lixivia

  • Pás, vassouras ou rodos

  • Ração Gastrointestinal para cão e Gato

  • Ração Sénior

  • Ração Renal

  • Medicamento Aluporinol


Ou então o simples fato de ir até lá e encher garrafões com água, pois a do abrigo não é potável para os animais. Neste caso, nem é necessário alguma aquisição, apenas o querer ajudar e despender um pouco de tempo.






Nós estamos muito gratas por tudo!!!




699 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page