top of page
  • Foto do escritorJoana

Não ao Bullying

Hoje assinala-se o Dia Mundial do Combate ao Bullying. No Viver Alternativo não poderíamos deixar de referir a importância deste dia, pelo simbolismo que tem. Sendo o bullying um dos grandes obstáculos de uma sociedade que se quer igualitária e respeitadora, é impossível passar ao lado de uma data destinada a relembrar que o bullying existe, faz sofrer, mata!


Cada vez mais se fazem notar as diferenças entre as pessoas. Existe mais liberdade para sermos quem realmente somos, e mais coragem para vivermos comos queremos. O reverso da moeda? Sujeitar-nos, muitas vezes, à não compreensão dos que nos rodeiam. É nestas situações que acontece a prática do bullying. Agressões, físicas e psicológicas, gozo, humilhação, desprezo. Estas são algumas das ações a que muitas das nossas crianças e jovens estão suscetíveis todos os dias, e que pode deixar marcas para o resto da vida. É um verdadeiro inferno, que pode ter consequências terríveis.


Nos dias que correm, e com a cada vez maior utilização da internet e das redes sociais, são inúmeros os casos de cyberbullying. Trata-se precisamente do mesmo comportamento por parte dos agressores (sim, é de agressores que estamos a falar), mas em contexto online. As consequências podem ser exatamente as mesmas. Há humilhações que podem mesmo levar à morte, e infelizmente não são poucos os casos que já foram dados a conhecer, de quem não suportou um dia a dia de sofrimento.


É necessário que todos façamos a nossa parte para evitar estes casos. Devemos educar as nossas crianças para não sejam os agressores, mas também para que não sejam as vitimas. É importante darmos confiança aos mais jovens para que nos contem a nós, adultos, as suas dores, o seu sofrimento. Só assim podemos evitar desfechos trágicos como os que já tivemos. Nenhum ser humano deve sentir-se inferior, só porque outro lhe diz que é. Nenhuma criança deve ter medo de andar na escola. Nenhum jovem deve deixar de desfrutar do melhor tempo da sua vida. Todos merecemos ser felizes.


Diga não ao bullying!


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page