top of page
  • Foto do escritorJoana

Mulheres Ucranianas: a nossa homenagem

Chegámos a mais um 8 de Março, Dia Internacional da Mulher. Confesso que adoro este dia, por todo o orgulho que tenho em ser mulher, por saber quão fortes somos, e quão forte tive de ser para provar que foi precisamente por ser mulher que soube dar a volta, com a minha família maioritariamente de mulheres, a momentos verdadeiramente difíceis de enfrentar. E é precisamente nesses momentos mais complicados que mostramos a nossa força e coragem para enfrentar as dificuldades.


Neste momento tão particular do nosso mundo, penso que é mais que justo aproveitarmos a ocasião para homenagear as mulheres que nos entram casa dentro, todos os dias, carregadas de malas e sacos, pela mão uma ou duas crianças, medo e angústia no coração pelos homens que deixaram para trás, tristeza no olhar, pelo país que foram obrigadas a abandonar e que viram ser destruído, esperança na forma como lutam para que nada aconteça aos seus filhos.


É sobejamente conhecida a beleza que as mulheres ucranianas possuem. Arrisco a dizer que todas as mulheres desta nacionalidade, pelas quais passamos na rua (muitas escolheram Portugal como a sua "segunda pátria"), fazem-nos ter uma certa inveja saudável das suas características físicas. O que ainda não conhecíamos, pelo menos com a intensidade com que hoje conhecemos, é a força, coragem, determinação, resiliência, fidelidade da mulher ucraniana. São verdadeiras mulheres coragem que, sendo obrigadas a fugir para proteger as suas crianças de uma guerra sem sentido, não olham para trás, engolem as lágrimas que conseguem não verter, e lutam.


Se a defesa da Ucrânia se faz de homens, desde o seu corajoso presidente, aos militares que defendem a sua pátria, aos civis que veem a sua família partir e ficam para defender o que é seu, também se faz, e muito, de mulheres. Mulheres que defendem, em cada atitude e em cada passo, a dignidade do país que amam. Mulheres que atravessam uma fronteira cansadas, assustadas, revoltadas, mas com garra e orgulho no seu país. Mulheres que hoje queremos homenagear!


Hoje celebramos o dia que representa a luta de mulheres, que batalharam pela nossa independência e igualdade na sociedade que é de todos. É revoltante que, em pleno seculo XXI, queiram suprimir essa liberdade a quem nada fez para que lhe tirem o mais básico que um ser humano pode ter. Apesar de tudo, não conseguirão, façam o que façam, tirar a honra de uma mulher!


Viva a mulher Ucraniana! Viva a todas as mulheres! Feliz dia a todas nós!

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page