top of page
  • Foto do escritorJoana

Já é Natal

Nesta altura, já todos fazemos contas à vida, e perguntamo-nos como é possível já estarmos no fim do ano. É verdade, mais um ano passou, e se "ainda ontem" estávamos em Janeiro, hoje já estamos em Dezembro, a 2 semanas do Natal, e a 3 o fim de 2022.


Adoro o Natal, e esta altura do ano em particular. São as luzes, as músicas, o brilho, e magia, tudo o que existe de particular nesta época. As personagens místicas que tanto encantam as crianças, são características da época e, por isso, também eu gosto delas. Não, não falemos das comidas típicas (quem sabe se no futuro o farei), não é bom ir por aí, até porque ainda falta muito para terminar a época natalícia.


Num ano particularmente difícil, penso que o Natal deve ter uma importância ainda maior. Foram sem dúvida meses tumultuosos. O inicio da guerra na Ucrânia, e as barbaridades a que temos assistido através da comunicação social, colocaram em causa tudo o que considerávamos certo enquanto sociedade.


A inflação que tem existido nos últimos tempos, complicou muito a vida de todos nós. No entanto, se para uns a dúvida que existe neste Natal prende-se entre a prenda que vão conseguir dar aos seres queridos, ou que tipo de bacalhau vão conseguir comprar para a sua ceia, para outros a dúvida será se terão um teto onde passar a consoada, e se na dita ceia conseguirão colocar comida no prato dos filhos.


Não será, certamente, um Natal fácil, mas será também o momento certo para refletir sobre a sorte que temos (se a tivermos), e como podemos contribuir para facilitar um pouco a vida a quem tanto tem sofrido. Somos um povo solidário por natureza, e adoramos mostrá-lo na altura do Natal (sem críticas, apenas se tratam de factos).


Por isso é que eu acho que este ano o Natal tem um significado ainda mais especial. Aproveitemos, por isso, para pedir ao Pai Natal para nos trazer capacidade de transformar a vida de quem tanto precisa. Seja um Natal tão feliz quanto todos conseguirmos que seja, para nós e os outros!

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page