top of page
  • Foto do escritorJoana

Justiça Social

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Justiça Social. E o que é isto de Justiça Social? Para mim, baseia-se em 3 princípios fundamentais: igualdade, respeito e liberdade.


Numa sociedade justa e igualitária, todos teríamos as mesmas oportunidades, as mesmas condições dignas de vida, e o mesmo livre arbítrio para escolher o nosso próprio destino. Porque digo "teríamos" e não "temos"? Porque esta não é a realidade em que vivemos, independentemente do país em que habitamos, da língua que falamos, das opções que tomamos.


Enquanto houverem pessoas sem as mais básicas condições de vida, enquanto existirem crianças que sofrem as maiores barbaridades, enquanto existirem guerras, preconceito, violência, abusos e abandono, não existirá Justiça Social.


É por este motivo que é tão importante assinalar este dia. Será sempre uma luta desigual, sem dúvida, mas se cada um de nós souber agir e viver de acordo com que acha justo para si e para os outros, então terá sido dado um passo em direção a uma sociedade mais justa e igualitária. O meu passo de hoje, é este! E o vosso?

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page