Quem gosta do Outono? EU!!! Adoro esta estação do ano. Na realidade, gosta de todas, porque cada uma tem algo que gosto em particular, mas tendo em conta que a minha estação preferida é o Inverno (sim, leram bem), agora que o tempo começa a arrefecer, começam a aparecer os momentos e fatores que fazem desta estação do ano tão incrível.
Regressou a chuva, finalmente! Numa altura em que o nosso país, e não só, enfrenta uma seca quase sem precedentes, estas primeiras chuvas parecem um milagre. Juntando a isso o facto de eu adorar chuva, o cheiro da terra molhada, e o aconchego de a ver cair pela janela, podem imaginar como adoro.
Veio o dia de Santos. Claro que se cumpriu a tradição das crianças irem pedir os Bolinhos. Trata-se de uma verdadeira tradição, pela qual os miúdos continuam a esperar e ansiar com o mesmo entusiasmo que eu tinha nessa altura, tal como descrevi no post que publicámos à cerca de 1 ano, aqui.
O meu fim de semana de Santos foi passado na minha terra, Andreus, concelho de Sardoal, e o cheiro sentido era, precisamente, de Outono. Nesta altura já são permitidas as queimadas, e o cheiro a fumo que anda no ar é muito característico desta altura. É estranho? Talvez, mas a verdade é que não é um cheiro mau, é um cheiro que nos remete, precisamente, para o Outono no campo. Para além disso, aproveitámos para fazer as tradicionais broas, bolos típicos desta altura, em forno de lenha. Querem melhor?
Agora aproxima-se o S. Martinho. Isto significa castanhas e, apesar de este ano quase termos de "vender um rim" para as comprar, a verdade é que é mais uma data a comemorar e saborear. Não gosto particularmente das bebidas alcoólicas que devem acompanhar as castanhas, mas para quem é apreciador, é aproveitar para "aquecer a alma".
Também estamos quase na época do Natal. Quase, porque a meu ver ainda falta mais de 1 mês, mas se tivermos em conta as lojas, os anúncios publicitários, e a vontade do meu afilhado de fazer enfeites, talvez estejamos mesmo às portas do Natal. Na realidade, não acho que o Natal seja apenas a consoada e as prendas. Gosto de aproveitar toda a época, e de viver a magia inerente em pleno, por isso, aprecio particularmente a proximidade desses tempos.
Não faltam motivos para aproveitar este Outono. Que saibamos vivê-lo com calma, e esperança de outros povos europeus possam voltar, rapidamente, a viver as próprias tradições. Que neste Outono, ansiemos por paz para todos!
Bình luận