Tal como já tínhamos partilhado neste artigo e neste, estamos a colaborar com o Projeto Gratitude.
Uma parceria com um projeto que admiramos, e que nos tem servido de alimento para a alma.
Tentarmos fazer a diferença, contribuir para ajudar o próximo, seja ele quem for, porque a compaixão devia ser aquilo que nos move.
Até porque não sabemos o futuro, e se nós precisarmos por certo também queremos que alguém nos dê a mão.
O Projeto Gratitude assiste várias famílias carenciadas, com bens alimentares e não só, e nós (em nome do blogue e dos valores em que acreditamos), tentamos passar algum conhecimento que possa ajudar e ser útil.
Já falámos sobre rentabilização alimentar, sobre natal económico e, no passado sábado, dia 29 de Janeiro, fomos falar de economia doméstica.
O que é isto então de economia doméstica?
Dividimos a nossa apresentação em duas partes que consideramos essenciais:
Estabelecimento de um orçamento familiar e como fazê-lo, a diferença entre receitas e despesas. E dentro das despesas as que são fixas e as que são variáveis. Qualquer casa, qualquer família, tenha muito ou tenha pouco tem que fazer esta gestão se quer chegar ao final do mês sem saldo negativo. E não é fácil nos dias de hoje, quando se tem muitas bocas à mesa e a receita nem sempre é bem direcionada. É a importância de que todo o dinheiro conta, até aquele que é só para pagar um café, é dinheiro, e saiu do bolso.
Em segundo lugar e não menos importante, são as diferentes estratégias e/ou dicas que se podem adotar para economizar, seja nas compras, seja nos recursos básicos de casa, como água ou luz, coisas tão simples como fazer a lista de compras ou a importância de ter uma mealheiro, escrevemos alguns truques para poupar aqui.
No entanto, se for do interesse desse lado, podemos aprofundar um pouco mais o assunto, basta que se manifestem!!
Foi, sem dúvida, um sábado de sala quase cheia, onde nos sentimos úteis à sociedade, e esperamos ter ajudado quem quer ser ajudado!
Às parceiras do Projeto um grande beijinho nosso,
Contem connosco!!!
Se todos fizermos qualquer coisa, o mundo será certamente um lugar melhor!!!
Comentários