top of page
  • Foto do escritorJoana

GASPORTO

Hoje celebramos 20 anos de serviço de uma entidade desconhecida de muitos, conhecida dos que mais precisam, e que fazemos questão de apresentar no nosso Blog. Trata-se da GASPORTO que, como o próprio nome indica, nasce na cidade invicta, e hoje, pertence ao mundo e onde mais precisam dela.


Que a estes 20 anos se juntem mais 20, 30, 40, ou os necessários para que possam marcar tantas vidas quantas as que já marcaram. O Viver Alternativo terá muito gosto em divulgar o vosso trabalho e conquistas, sempre que quiserem.


"O GASPORTO celebra 20 anos de serviço a cuidar do próximo.


Fundado em 2002 por 5 amigos que sonhavam transformar o mundo em que vivemos, o GASPORTO (Grupo de Ação Social do Porto) é uma ONGD − Organização Não Governamental para o Desenvolvimento − guiada pelo lema “Estamos Juntos”.


Hoje conta com mais de 300 pessoas, entre voluntários e profissionais em Portugal e Moçambique. Posiciona-se como uma Escola de Vida vocacionada para a Ajuda e Desenvolvimento Humano, e tem como missão contribuir para um mundo melhor e com menos desigualdade.


Porto, 28 de junho de 2022


Com os objetivos de promover a integração social, a formação e a capacitação da pessoa e o envolvimento da sociedade no desenvolvimento humano, o GASPORTO atua de forma multidisciplinar em áreas como o apoio e a dinamização sociocultural, a saúde e a educação.


Em Portugal, o GASPORTO desenvolve 5 projetos de voluntariado regular e projetos de intervenção social na área metropolitana do Porto, em colaboração com diferentes instituições.


A sua intervenção abrange crianças e jovens provenientes de contextos social e economicamente vulneráveis e em situação de acolhimento residencial, mães adolescentes, pessoas com diversidade funcional, pessoas idosas em situação de isolamento ou solidão e pessoas em situação de sem-abrigo e em situação de exclusão social.


Desenvolve também, nos meses de verão, as colónias de férias de Lordelo do Ouro e Pasteleira, do Cerco e de Valongo e missões em diferentes regiões de Portugal – Seia, Mondim de Basto, Celorico de Basto, Vila Meã e Braga.


Em Moçambique, na vila da Macia, o GASPORTO desenvolve 3 Programas de Cooperação para o Desenvolvimento:


CRESCER DE MÃOS DADAS – apadrinhamento de crianças órfãs ou em situação de vulnerabilidade;

KUKULA – centro de educação e de desenvolvimento infantil;

PFUKA U FAMBA – centro de reabilitação nutricional de bebés dos 0 aos 3 anos.


Com 5 profissionais moçambicanos e 2 profissionais portugueses, conta ainda, com voluntários para a realização de missões humanitárias de curta e de longa duração que ocorrem em parceria com entidades locais.


Constituindo-se como uma Escola de Vida focada na ajuda e no desenvolvimento humano, o GASPORTO aposta, de forma estratégica, na formação para fomentar o desenvolvimento de cada voluntário e do grupo. De igual modo, é imperativo na ação do GASPORTO criar relações de proximidade, com respeito e igualdade, para ser possível fazer a diferença na vida das pessoas.


Para concretizar a sua missão, o GASPORTO conta com a dedicação dos seus voluntários e com o envolvimento de empresas, organizações e de pessoas particulares. De forma a garantir a sua sustentabilidade financeira, promove eventos solidários e campanhas de angariação de doadores regulares.


CAMPANHA

De longe se faz perto!

Torna-te Padrinho de Leite, alimenta uma vida.

Desde 01.06.22


Está a decorrer desde o dia 01 de junho, a campanha anual de angariação de novos Padrinhos de Leite do GASPORTO para o Centro de Reabilitação Nutricional na vila da Macia, em Moçambique.


O Programa Pfuka U Famba, que significa “levanta-te e anda” na língua changana, funciona desde 2007 num Centro de Reabilitação Nutricional e a sua atuação tem por base o fornecimento diário de alimentação a bebés dos 0 aos 3 anos de idade – leite em pó, papas enriquecidas e sopas –, garantindo este apoio até à recuperação do estado nutricional do bebé.


Além do suprimento da necessidade imediata, o GASPORTO centra a sua intervenção na importância da formação e capacitação apropriadas dos cuidadores. Em 2021, apoiou 94 bebés, 81 cuidadoras/es, distribuiu 6 229 latas de leite, 3 804 refeições de papas e sopas enriquecidas e deu 45 formações."

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page