top of page
  • Foto do escritorJoana

Doença Celíaca

Hoje comemora-se o Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Celíaca! Já falámos diversas vezes sobre o tema, das mais variadas formas. Os artigos que publicámos aqui, aqui e aqui, são exemplo disso mesmo.



Cada vez conhecemos mais pessoas que são intolerantes ao Glúten. Com a mudança dos hábitos de vida, a diferente alimentação, ou simplesmente porque hoje existe mais conhecimento e mais investigação, a verdade é que cada vez temos mais noção da quantidade de intolerâncias que existe, e as doenças associadas a estas.



Com o conhecimento, também foram criadas as soluções para estes problemas. Apareceram novos alimentos (ou sempre existiram, simplesmente não os conhecíamos), novas formas de confeção. Uma alimentação adaptada, absolutamente necessária, profundamente interessante... e exageradamente cara e difícil de adquirir para grande parte das pessoas.



A Doença Celíaca, como todas as outras, não escolhe entre ricos e pobres, e decididamente não facilita a vida a quem padece dela. Infelizmente, quem tenha mais parcos recursos, nem sempre consegue adquirir estes produtos, ou elaborá-los de uma forma que os torne apelativos, para que lidar com a Doença Celíaca se torne um pouco mais simples.



É por este motivo que assinalar este dia é tão importante. Não estamos a falar de uma Doença que afete poucas pessoas, pelo contrarário. Cada vez é maior a parcela de individuos com Doença Celíaca, ou outro tipo de intolerância alimentar. Aproveitemos estas datas para lembrar que todos temos direito às coisas mais elementares da vida. A alimentação, é uma delas!



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

APC Jovem

Comments


bottom of page