top of page
  • Foto do escritorJoana

Doar um Livro

Hoje é Dia dos Namorados, Dia do Amor... e Dia Internacional da Doação de Livros. Perceberam a palavra mágica? LIVROS! Tudo o que tem a ver com livros é extraordinário. Existe coisa melhor do que doar um livro? Claro que sim, recebê-lo. Só quem gosta tanto de ler e da magia da literatura como eu, pode perceber como receber um exemplar novo é incrível.


Quando me refiro a novo, não estou necessariamente a falar em livros a estrear, vindos diretamente da loja. Qualquer livro, tenho os anos que tiver, e o uso que lhe tenha sido dado, é uma surpresa para qualquer amante de leitura. O cheiro, o toque, a curiosidade sobre o seu conteúdo. Não há igual! Sabem a sensação que tínhamos em criança quando recebíamos um brinquedo novo? Penso que é exatamente a mesma coisa. Arriscaria a dizer que é ainda melhor.


Infelizmente, creio que cada vez menos pessoas conseguem apreciar esta dádiva. Os índices de pessoas que leem com regularidade são cada vez mais baixos, e as "desculpas" são as mais variadas. A falta de tempo é a maior delas, e sim, o ritmo frenético em que todos vivemos deixa-nos, muitas vezes, pouca margem de manobra para usufruir do que mais gostamos de fazer, mas cabe-nos a nós fazer um esforço por continuar a ler. Uma página antes de dormir, por exemplo, faz de nós mais ricos do que éramos antes de a ler. Continuemos a ler. Porque não doar um livro?

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page