top of page
  • Foto do escritorViver Alternativo

Dia Mundial da Criança, por Sara André

Hoje é dia de celebrarmos o melhor e mais puro do mundo, as CRIANÇAS! Hoje é dia de lhe dizermos e mostrarmos o quão importantes e especiais são! É dia de dizermos e mostrarmos o quanto gostamos delas.


Hoje celebra-se a vida, a alegria, a simplicidade, o amor.... Hoje celebra-se a criança que existe nos nossos filhos, nos nossos netos, na nossa família, nos nossos alunos. Mas deveria celebrar-se também a criança que existe, ou deveria existir, dentro de nós. O mundo seria tão mais doce se todos cuidássemos dela.


Não, hoje não deveria ser dia de lhe darmos aquele brinquedo caro, ou de os enchermos de prendas. Não deveria ser dia de corrermos para as lojas e gastarmos rios de dinheiro em presentes e guloseimas. E sabem porquê? Porque neste dia tão especial "direitos" mais altos se levantam, e é preciso e urgente continuar a lutar por cada um deles. É preciso e urgente mostrar às nossas crianças que o AMOR não vem num jogo de computador, que o CARINHO não se encontra num vídeo do Youtube, que a COMPREENSÃO não está embrulhada junto com aquele carro telecomandado.

Mas talvez todos estes sentimentos estejam presentes na história lida ao deitar, no bolo que fazemos juntos, ou simplesmente quando conversamos a ver as estrelas.

Neste dia, mais importante que tudo, é dar voz às crianças, aos seus sonhos, e aos seus medos, e por isso entrevistei o Rafael, o meu menino de 5 anos.

Sara: O que é para ti ser criança? Rafael: É brincar e divertir. É ter esperança e liberdade. É ser corajoso.


Sara: Gostas de ser criança? Rafael: Gosto muito.


Sara: O que é que fazes durante os teus dias? Rafael: Vou à escola, brinco, faço jogos, dou passeios, vejo televisão, e muitas outras coisas.

Sara: Gostas de andar na escola? O que mais gostas de lá fazer? Rafael: Sim, gosto. O que mais gosto de fazer é trabalhar, aprender.


Sara: Achas importante as crianças terem escola? Rafael: Acho, porque aprendemos coisas novas e é divertido.

Sara: O que é mais importante para ti, os brinquedos ou a atenção dos adultos? Rafael: A atenção e o tempo dos adultos, principalmente da minha família.

Sara: Tens medos? De quê? Rafael: Sim! Dos monstrinhos, tipo o velho do saco e de ficar longe da minha mãe e da minha família.


Sara: O que queres dizer a todas as crianças do mundo? Rafael: Que sejam felizes. Um feliz dia da criança para todas elas.

Sara: E se pudesses dizer alguma aos adultos? Rafael: Dizia-lhe que devem tomar conta das crianças, faze-las felizes, e nunca fazer-lhes mal.

Neste dia, desejamos que todas as crianças possam sorrir e ser amadas. Que todas as crianças sejam felizes! Desejamos que este dia, seja todos os dias.


Que todas as Crianças possam ser crianças!

FELIZ DIA!


Sara André

81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page