top of page
  • Foto do escritorCarlita

Dia Internacional do Yoga

Hoje, dia 21 de Junho, celebra-se o Dia Internacional do Yoga, uma modalidade cada vez mais praticada e defendida para uma boa saúde física e, essencialmente, uma boa saúde mental.


Infelizmente, nem eu nem a Joana praticamos (por enquanto), por isso não podemos dar o nosso testemunho, mas tivemos uma preciosa ajuda da Professora de Yoga, Ana Lamy, sempre simpática e acessível, que nos elucidou sobre o tema.



Assim, pedimos à Ana se nos podia fornecer alguma informação sobre o que é a Yoga e os seus princípios básicos:


"O Yoga é um sistema filosófico multidisciplinar e milenar. Procura a integração harmoniosa do ser humano, enquanto espécie, e enquanto indivíduo, no seu ambiente natural e social. Os yamas e nyamas ou linhas de conduta ética valorizam um modo de vida mais “consciente”. O pranayama (exercícios respiratórios, que em algumas escolas apenas pode ser praticado por yogis experientes) permite alcançar um verdadeiro estado de relaxamento e plenitude. Os asanas (posturas), que podem ser praticados com permanência ou em sequências dinâmicas, trazem, a este sistema, uma vasta versatilidade, capaz de suprir as mais díspares necessidades e aspirações de cada praticante de yoga.

Do mais irreverente, aventureiro e acrobático ao mais conservador, (e até com mobilidade reduzida) todos terão um “pedaço do céu do yoga”… sim porque o yoga te pode levar às nuvens! E por falar em nuvens… o yoga nidra (relaxamento conduzido) ensina-te a olhar para ti (inteiro) com olhos curiosos e amorosos, percorrer o teu corpo com os olhos da atenção e simplesmente Ser. Deixar que as tensões larguem o corpo… e soltar as amarras que o prendem à consciência.



O Yoga é dos tímidos, dos alegres e extrovertidos, dos deprimidos, dos exultantes, dos flexíveis e dos menos flexíveis. O Yoga é para bebés, crianças e adultos. O Yoga é para os dias felizes e também para os dias tristes… é para alturas difíceis e para as alturas fáceis da Vida.

O Yoga é para a Vida!! E é de toda a humanidade… trata-se de um conjunto de disciplinas que ajudam o ser humano a encontrar bem estar, harmonia, saúde, Amor e Felicidade. Através do Bhakti yoga e do canto devocional o mais puro Amor é despertado. Através do Jnana yoga a prática de meditação e os estados de concentração que são induzidos, podem servir para melhorar a memória, a capacidade de aprendizagem e ser um bom fundamento para uma mente sã. Hatha yoga para um corpo bem alinhado. Yin yoga para melhorar as articulações e flexibilidade e largar o stress. Ashtanga yoga para manter o tónus muscular, a resistência cardio respiratória e um bom sistema imunitário.


O Yoga ajuda a alcançar um estado de maior consciência de “quem Sou eu”… e a partir daqui a aventura começa!!

A Vida pode ser (re)descoberta pelo praticante com muito mais harmonia permeando as suas relações comunitárias, familiares… e internas… que é aliás onde tudo começa. E para começar basta querer."

________________________________________________________________________________________________________


Para quem quiser mais informações, posso adiantar que a Ana emana paz e amor!

Podem encontrá-la através da página do Facebook Ana LamYoga:


Ou para o e-mail: xanabravo@gmail.com




Gratas pela preciosa colaboração Ana Lamy!!

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page