top of page
  • Foto do escritorJoana

Dia da Mulher

Este é o nosso dia! É dia de comemorarmos as inquietudes, lutas e conquistas que as Mulheres foram tendo ao longo dos tempos. Mais do que uma data assinalada no calendário, como tantas outras, é um dia em que devemos recordar todas as coisas que hoje conseguimos fazer, o que nem sempre nos foi possível. Todos já lemos livros, vimos filmes, ou simplesmente ouvimos relatos, de todos os direitos que a Mulher teve de conquistar ao longo dos tempos.



Quantas vezes nos queixamos da quantidade de trabalho que temos? A verdade é que, no passado, este era mais um dos muitos direitos que nos era negado. Trabalhar era função e direito do homem. A mulher tinha a obrigação de ficar a cuidar da casa, independentemente de ser este o percurso que queria para a sua vida. Felizmente, hoje podemos escolher o nosso destino, sem existir nada que nos impeça de trabalhar. Na realidade, quase todas!



Se comemoramos, neste dia, a nossa liberdade enquanto seres humanos e cidadãs ativas, não podemos deixar de lamentar todas as Mulheres que, por algum motivo injustificável, ainda encontra os seus direitos restringidos, por vontade de outros. Todos os anos, os números da Violência Doméstica vão aumentando, com novas vitimas conhecidas. Nada justifica que uma Mulher, no fundo, qualquer ser humano, veja a sua liberdade diminuída, ou até mesmo anulada!



Apesar da evolução que houve com o passar dos tempos, sabemos que nem todas nos podemos vangloriar de usufruir dessa evolução. Que usemos este dia para celebrar, mas também para relembrar e lutar para que todas, um dia, sem exceção, possamos vangloriar-nos por sermos Mulheres!


Parabéns a Nós!


29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page