top of page
  • Foto do escritorJoana

Dia da Biblioteca Escolar

Hoje celebra-se o Dia da Biblioteca Escolar, um dia que consideramos importante, pelo seu significado na vida de todos os alunos e professores. É uma ajuda preciosa para todos os que frequentam os estabelecimentos de ensino, e onde se pode aprofundar toda a experiência de pesquisa, conhecimento e aprendizagem que nos é transmitida nas aulas.


A biblioteca escolar tem um grande significado no meu percurso escolar. Hoje em dia, considerando que as novas tecnologias são acessíveis a grande parte das crianças e jovens, talvez não seja dada a mesma importância que era dada em tempos. O tempo dedicado a procurar, entre os livros, a melhor fonte de informação para a realização dos trabalhos que nos eram incumbidos, traziam-nos, muitas vezes, mais conhecimentos do que os que procurávamos. Agora que a Internet está enraizada nas nossas vidas, será difícil para os mais novos compreenderem esta nossa realidade.


Quanto à leitura, eram inúmeras as hipóteses que existiam entre os livros disponíveis para requisitarmos (que termo tão característico), e lermos com dedicação e magia. O cheiro dos livros da biblioteca da escola era diferente, pois, para nós, eram sempre "novos", e uma novidade. Eram também fonte de responsabilidade, pois tínhamos de cuidar destes livros como se de um tesouro se tratasse.


Que comecemos a transmitir às nossas crianças e jovens a importância da biblioteca escolar, e aproveitemos este dia para recordar os velhos tempos!

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page