top of page
  • Foto do escritorJoana

CooLabora

Todas as ações que tenham por objetivo mudar a vida de alguém, são válidas e merecedoras de louvor, quer sejam locais, nacionais ou internacionais. E sim, tenho por hábito apontar o nome destas instituições e/ou organizações, assim que ouço o nome algures, ou me aparece, por acaso, o nome de uma delas. Tento saber a área de intervenção a que se destina o seu trabalho, e contacto-as. Tento sempre aprender mais sobre o trabalho que desenvolvem, da mesma forma que qualquer pessoa que leio os artigos no nosso Blog.


É aí que a magia acontece, e que me interesso ainda mais pela instituição que contactei, através das suas próprias palavras. Acredito que não há maior testemunho da missão e do trabalho de alguém, do que de quem o colocou em prática. Todos podemos observar, acompanhar, até julgar, mas só quem sente as alegrias e tristezas, as vitórias e as derrotas, a compreensão e a indiferença, pode descrever o que sente enquanto dá o seu melhor!


A CooLabora foi um destes contactos. Já não me recordo exatamente como me chegou este nome, mas sei que me chamou a atenção, e "foi parar" à minha lista. Saltou-me à vista o nome diferente, e o facto de nos levar a pensar como, sem colaboração, pouco ou nada se consegue. Fique a conhecer, como nós, a CooLabora.



"A transformação social é o que nos move

A CooLabora foi fundada em 2008, a partir da ação de 5 mulheres ligadas a iniciativas de desenvolvimento e inclusão social que decidiram criar um projeto autónomo, orientado por princípios éticos e independente da vida partidária.



Ao grupo inicial uniram-se várias outras pessoas e no dia 14 de Fevereiro de 2008 nasceu oficialmente a CooLabora, sob a forma de cooperativa de intervenção social. Estatutariamente assumiu a missão de contribuir para o desenvolvimento das pessoas, das organizações e do território. Como princípios orientadores definiu a promoção da coesão social, a defesa da igualdade de oportunidades, o aprofundamento da democracia e da participação cívica e o desenvolvimento de processos de aprendizagem colaborativa.



Desde a sua fundação teve uma intervenção alicerçada em torno de três linhas de ação: promoção da igualdade de género e combate à violência doméstica; iniciativas com pessoas e grupos em situação de vulnerabilidade; alternativas sociais. Estas três linhas surgem como resposta às necessidades que localmente emergem e que são sempre multifacetadas.



A intervenção social da CooLabora tem-se pautado por uma forte articulação com redes locais, nacionais e europeias, o que criou intensas oportunidades de aprendizagem coletivas, mas também de coordenação de esforços e de mobilização de recursos para fazer face a problemas sociais crescentemente mais complexos.


Tem-se pautado ainda por uma forte ação direta que mobiliza as pessoas enquanto protagonistas e não enquanto destinatárias, garantindo assim o caminho para a transformação social por que lutamos."

R. Comendador Marcelino, 53

6200-020 Covilhã

Telefone +351 275335427

Telemóvel. +351 967455775




20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page