Hoje, venho escrever sobre o estado da arte da minha querida e terapêutica horta em casa. Não é novidade que até há pouco desconhecia por completo os temas relacionados com a horticultura, mas aos poucos, com ajuda e dedicação a coisa tem-se composto e eu, sinceramente, não me vejo a viver sem de manhã ir espreitar a minha horta.
Expliquei-vos neste artigo como tudo começou, o processo que nos levou a começar a horta e as tarefas inerentes, isto em finais de Maio.
Em meados de Julho atualizei-vos sobre o que tínhamos colhido e semeado ou plantado de novo neste post,
Agora, chegou altura de nova atualização, porque o clima vai mudando e com ele as épocas das frutas e legumes também mudam, pois então:
Batata-Doce
Tem sido uma experiência fascinante, comecei por colocar em água uma batata doce no último inverno, ganhou raiz e rebentos, depois passamos para a terra e cresceram montes de novos rebentos. Dessa única batata temos toda uma área plantada, resta saber o que irá sair debaixo da mãe Terra....
Pepinos
Voltámos a plantar mais 4 pés de pepino e também já colhemos vários, é simplesmente deslumbrante ver como a natureza transforma a planta em fruto ou vegetal. Saliento que convém ir rodando o espaço onde as coisas são plantadas, onde agora estão os pepinos e o feijão-verde antes estavam alfaces.
Feijão-verde
Correu tão bem da primeira vez que semeámos que decidimos, agora noutro sítio, voltar a fazê-lo, semeámos feijão-verde de trepar e colocamos canas para auxiliar no crescimento.
Acelgas
Ora aí está um vegetal novo, que tanto me falaram dele que resolvi experimentar. Comprei sementes de acelga biológica multicolor e experimentei ver o que dava: crescem super rápido, ficam lindas de morrer e na sopa top top!!!
Espinafres
No último artigo que escrevi comentei que tinha uns espinafres a começar a crescer, assim meio que selvagens, uma vez que não foram nem semeados nem plantados. Pois então há que aproveitar e deixá-los crescer e ganhar terreno... Ótimos para a sopa ou para esparregado!
Couves
Pois bem, já não há alho-francês, nem curgetes, nem cenouras, nem batata normal... começa a chegar o tempo ligeiramente mais fresco e pronto, e é a abertura oficial do cultivo da couve. No nosso caso temos repolho e brócolos, vamos ver como corre...
Tomate
Os 8 pés de tomate normal que plantamos inicialmente têm dado um número sem fim de tomates, deram uma primeira leva, estão a dar mais uma montanha deles e ainda estão a nascer flores novas talvez para uma terceira vaga da coisa... saladas cá em casa é coisa que não falta!
Tomate-cherry
A nossa perdição e de uma parte da família também, os cherrys que comemos tipo pipocas e todos adoramos e tem dado tanto tanto, novamente 8 pés de tomate cherry que foi das melhores coisas que colocámos na horta. A repetir no próximo verão certamente!
Alfaces
Desde o inicio da horta uma das decisões que tomámos foi ter sempre alfaces plantadas, porque consumimos diariamente, é altamente rentável e muito mais saudável, acreditamos nós.
Neste momento temos 48 pés de alface em pleno crescimento, ou pelo menos a tentar porque os pardais gostam tanto ou mais que nós, e então inventou-se um esquema para ficarem mais protegidas, sendo que algumas já alimentaram umas quantas famílias de pardalecos. É mesmo assim, chega para todos!
Morangos
Os morangos cresceram assim meio que repentinamente, e agora que está a passar a época deles é que começaram a dar mais. Confesso, não nos importamos nada. :)
Estão plantados em hidrovasos (vasos feitos de garrafões de água) que vos falarei muito brevemente, porque é super sustentável.
Posto isto, e tendo em conta toda a manutenção que uma horta exige, como a rega quase diária nesta fase de verão (o qual deixo o meu agradecimento ao esposo, uma vez que o trabalho é dele) e a retirada constante de ervas daninhas, o melhor deixo para o fim.. a colheita...
E haverá coisa melhor que comermos o que sai da nossa terra? Tenho as minhas dúvidas, eu estou rendida a esta terapia!!!
Estejam atentos, mais logo vai haver vídeo para verem mais de perto a minha horta do coração!
Comments