top of page
  • Foto do escritorCarlita

Casas da Ribeira



Eu sou natural do Barreiro, e as origens dos meus pais também não são propriamente de longe, só os meus avós, tanto maternos como paternos eram de terras mais distantes, porém nunca houve aquele processo migratório de ir à terra ver o resto da família.


A minha família sempre foi muito pequena, mas eu sempre cresci com uma certa vontade de também ter terra, nas férias de Verão todas as minhas amigas lá iam... de volta à terra, ao sítio onde se encontravam os primos todos e era só festa.


Quis o destino que, por empréstimo do meu marido eu também ganhasse "uma terra", a aldeia "Casas da Ribeira", que pertence ao concelho de Mação. Aldeia natal dos meus sogros, e onde ainda permanece família.


O que mais me encanta é a quietude do espaço, onde o verde predomina, toda a gente conhece toda a gente, não há um café ou supermercado, mas há ribeiras lindas e paz, sossego. Natureza no seu estado mais puro.


A querida Catarina, prima do meu sobrinho, que adora escrever, e que passa muito tempo nas Casas da Ribeira partilhou-me o seguinte:


Casas da ribeira - MAÇÃO


"Casas da ribeira

Minha aldeia do coração

Tão bela e tão formosa

Com suas águas cristalinas

Suas serras divinas


Me fazeis lembrar

Do meu Tempo de criança

De quando as férias lá passava

Em casa de meus avôs

De quando ao fim de tarde


Iria caminhar

Por suas ruas estreitas

E me maravilhar

Com todas aquelas cores

Para me inspirar


Parecia que estava

Num livro de contos de fadas

Numas meras novelas

Como se visse minha aldeia

Pintada em nobres telas"



Catarina Perdiz Silva

Grata Catarina!


Depois disto, melhor que as palavras é deixar-vos com imagens da aldeia, onde agradeço a ajuda do "tio Bento". (curioso como o mundo é pequeno, porque no nosso núcleo de amigos, a trupe, uns quantos também têm origens lá)


Agora, desfrutem:


Igreja
Ribeira
Entrada Ponte Velha
Ponte Velha
Ribeira, Ponte Nova

Não dá mesmo vontade de nos encontrarmos num lugar assim?


90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page