top of page
  • Foto do escritorViver Alternativo

Carta à Criança, por Sara André

Hoje a nossa convidada é "da casa". Sara André é minha irmã, uma das pessoas que conheço que melhor escreve, e uma super mãe. Neste semana da criança, escreve uma carta a todas elas, e em especial ao seu menino. Desfrutem!

"Olá.


Escrevo-te esta carta para te dizer o quão incrível e especial tu és. Sim, não estou a brincar, tu és a luz, o brilho, a cor no nosso mundo de adulto mais sombrio. Tu tens a inteligência que a nós nos falta, a inteligência do simples, do puro, da humildade, da bondade, da criatividade. Enfim, tens a inteligência do coração (aquela que nós também já tivemos, mas que perdemos, ou melhor arrumamo-la, e muitas vezes tão bem arrumada que não sabemos dela). Sabes aqueles super-heróis que vês nos desenhos animados, e que admiras? Tu és um deles, só não tens aquelas fatiotas.


Neste dia quero dizer-te que aquilo que mais desejo para ti é a felicidade, que sejas feliz da maneira e do modo que desejares. Quero dizer-te que estou e estarei cá a apoiar-te, a respeitar-te, e sobretudo a amar-te incondicionalmente.

Quero dizer-te que tens a total liberdade para brincares como quiseres, com o que quiseres e com quem quiseres. Mas brinca, brinca muito, hoje, amanhã, pela vida fora.

Sonha, sobretudo acordado. Sonha muito, mas sonha o que quiseres, alto ou baixo, o sonho é teu. Depois luta, luta para alcançares o teu sonho. De mim, adulto, quero que saibas que sou o teu trampolim e o teu colchão, aquele que te impulsiona, e aquele que está sempre lá para te amparar a queda. Sim, também quero que saibas que na vida se perde e se ganha, mas que é assim que se aprende e que se ganha asas para voar. Sobretudo, nunca desistas dos teus sonhos.


Neste Dia Mundial da Criança, ou seja todos os dias, desejo que:


Corras muito! Joga à apanhada, às escondidas, ao que tu quiseres! Mas corre!

Rias muito, até te doer a barriga, até não conseguires mais!

Imaginação aos montes! Porque quando imaginas, algo novo se cria.

Ames! Muito! A ti, aos que te amam, e à vida!!!

Natureza!!! Uma amiga, o melhor sitio para brincar e ser criança. Lambuza-te e suja- te nela!

AÇão total na tua vida que é e será fantástica.

Aprendas. Nunca deixes de aprender. Porque nunca sabemos tudo.


Despeço-me com as únicas três exigências que te faço:


Sê feliz, sem nunca prejudicar ninguém!

Não permitas que te comparem. Tu, és tu!

Sê o que quiseres, não o que os outros querem! O teu super poder pode não ser o super poder do outro.


PS: Dedico esta carta a ti Rafa, meu filho!!!! Que saibas que estou sempre cá para ti. Minha criança."


Sara André

85 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page