top of page
  • Foto do escritorViver Alternativo

As nossas crianças

Rafael, 4 anos


Hoje o dia é dedicado a quem temos de melhor no nosso mundo: as crianças. São elas que nos alegram o dia, enchem o coração, e fazem-nos perceber que se estão bem, não precisamos de mais nada.


Não sou mãe, não sei o que é esse sentimento, mas sou madrinha das 2 crianças mais importantes do mundo para mim. Com eles aprendi tanto quanto lhes tento transmitir. E sem dúvida que a existência destes seres mudou muito a forma como vivo. Porque eles fazem isso. As crianças tomam conta do nosso mundo. Iluminam tudo quando aparecem. Enchem o espaço em que estão, até quando temos de ralhar com elas. E a falta que sentimos quando não estão? É o vazio mais duro que existe.


São puras e sinceras, para o melhor e o pior. Quantas vezes já vos deixaram envergonhados? Imagino que muitas, mas não há melhor vergonha do que essa. Eles não podem é saber.


Beatriz, 7 anos

Cada criança é diferente de todas as outras. São seres únicos e especiais, que só querem ser protegidos, compreendidos, amados. Talvez nem sempre lhes consigamos dar toda a atenção que merecem, mas até nisso são compreensivos. Não há melhor beijo do que o deles, não há abraço que conforte mais, nem carinho que gostemos tanto de receber. São o remédio para as nossas "dores", o calmante para o nosso coração.


Hoje o dia é deles. Para a Beatriz e o Rafael, desejo apenas que todos os dias sejam Dia da Criança, e que possam sempre ser quem querem. Para todas as crianças, peço que acabem as guerras, a fome e as injustiças. Porque enquanto houver uma criança que sofra, não há justiça no mundo!


Joana André

___________________________________________________________________________________________

Alexandre, 5 anos


Desde nova que o instinto maternal se manifestou em mim, em bonecas, com a minha irmã mais nova e, posteriormente, depois de casar, ter filhos era o passo que mais sentido fazia.


Acredito piamente que as crianças existem para nos lembrar do amor verdadeiro e da ingenuidade do ser humano, porque quando somos novos tudo é lindo, a maldade não existe e aqueles que cuidam de nós, são verdadeiros heróis.


E os meus filhos são a minha vida. Se gritam desespero, senão estão comigo desespero. Mas as crianças são assim, e muitas vezes nós esquecemo-nos disso mesmo, que são apenas crianças.


André, 8 anos


Seres inocentes deste mundo, que só querem atenção, brincadeira e amor. Escrevo isto enquanto o mais novo pinta ao meu lado, e sei que o olhar dele brilha tanto como o meu. É uma criança feliz, e só isso já faz tudo o resto ser menos importante.


Subescrevo muito do que a Joana mencionou, que o Dia das Crianças possa ser todos os dias, e que nos permitamos às crianças serem apenas isso, crianças, deixa-las ser donas do reino da fantasia, com os dedos cheios de marcador e os pés com terra. Isso é ser criança e estar de bem com a vida.


Um Feliz Dia a todas as crianças deste mundo!


Carlita

César, 2 meses (sobrinho)



67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page