top of page
  • Foto do escritorJoana

Aldeias da Arrábida

Numa manhã de Domingo, fui dar um passeio em família. Apetecia-nos refugiar-nos na natureza, "fugir" dos ambientes habituais do dia a dia. Decidimos, por isso, seguir em direção à Serra da Arrábida. É dos Parques Naturais mais bonitos de Portugal, algo que pretendo explorar mais no futuro, aqui no blog.


Desta vez, quisemos centrar-nos num tesouro por mim ainda desconhecido, e tão disponível para ser descoberto. Trata-se das aldeias da Arrábida, pequenas povoações existentes no meio da Natureza, cuja envolvência já apaixona, para além da beleza das próprias aldeias. Muitos dos acessos a essas aldeias são através de trilhos, e foi mesmo esse o caminho que fizemos.





Como sabem, cresci numa terra também pequena, e visitar estas povoações é como voltar às origens. Para além de que, num meio tão cosmopolita como o nosso, encontrar estes pequenos mundos é quase como entrar numa realidade paralela, quase misteriosa.













Conheci 3 aldeias: Aldeia da Piedade, Aldeia de São Pedro, e Aldeia da Portela. Adorei as 3, porque apesar de serem todas diferentes, têm em si o que têm de típico sítios destes. Do campo em redor, ao pitoresco das habitações, onde transparece o cuidado e o orgulho dos seus habitantes sobre os seus recantos, e onde quase conseguimos sonhar como seria se morássemos ali, na calma e no conforto daquela beleza.























Adorei o passeio, e fez-me querer saber mais sobre a Serra da Arrábida, e visitar todos os recantos que, com certeza, tem para oferecer.



81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page