top of page
  • Foto do escritorViver Alternativo

Adeus quilos!!!!


Hoje assinala-se o Dia Nacional da Luta contra a Obesidade, uma temática cada vez mais recorrente nos nossos dias, mas que infelizmente afeta ainda uma larga percentagem da nossa população.


Há que distinguir excesso de peso de obesidade. No primeiro caso temos alguns quilos a mais do que seria suposto para a nossa altura, tem algumas consequências, mas é mais facilmente controlável.

No caso da obesidade, a questão ganha outro contorno. Já nós estamos a referir a uma doença, que causa diversas complicações, como a hipertensão, diabetes e, em última instância, problemas cardiovasculares, que podem inclusivamente ser fatais.


Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a obesidade é uma doença crónica, que afeta milhares de pessoas em todo o mundo e considerada como um dos maiores problemas de saúde existentes. Calcula-se através do IMC - Índice de Massa Corporal.




Tendo em conta o já exposto e o dia que assinalamos hoje, importa sim começar a combater os quilinhos a mais.

Assim, aqui ficam algumas sugestões práticas que podemos implementar no dia-a-dia:

  • Começar a prática de exercício físico regular, se possível com acompanhamento especializado;

  • Adotar uma alimentação equilibrada e variada, dando prevalência aos verdes e grelhados, evitando ao máximo açúcares, gorduras e processados, caso seja possível, com seguimento de nutricionista;

  • Beber 2 litros de água por dia, e dar exclusividade à agua como única fonte de bebida;

  • Ter uma postura comprometida e ativa para resolver a situação, pensamento positivo e acima de tudo força de vontade e motivação;

  • Bom bom, é ter alguém com quem partilhe as conquistas e todos os pequenos passos alcançados. Arranjar um par na batalha aos quilos.



Por último mas não menos importante, referir o quão indispensável é adotar boas práticas alimentares logo desde criança. Não significa que não existam dias de festa e exceções, mas na maioria das vezes optar sempre por ensinar o que nos faz bem e o que nos faz mal, ou se preferirem, menos bem. Pois a obesidade infantil é também uma problemática bastante preocupante, há inclusive quem defenda que o açúcar é a nova droga do século.


Aprendam a lavar mais, e a desempacotar menos.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page