top of page
  • Foto do escritorCarlita

A Rotina nas Férias (com filhos)



Como já por aqui tenho divulgado sou mãe de 2 meninos, o André com 8 anos e o Alexandre com 5.

São a luz dos meus olhos, a minha razão de viver e essas coisas todas que quem é mãe sabe e sente.


Desde que o mais novo nasceu que tenho sido a maior parte do meu tempo, mãe a 100%, com todos os aspetos bons e maus que isso tem associado.

Com a questão da pandemia e a presença dos dois em casa por longos períodos, e fazendo também de professora, facilmente me dei conta que a rotina é algo essencial a todos, para nos situarmos, para lhes transmitir segurança, e não estarmos todos rabugentos ao fim de 2 ou 3 dias.


Boa disposição!

Assim, tenho colocado em prática diferentes mapas de rotina, elaborados por mim e para a minha realidade, consoante a altura do ano.

As férias não são exceção, é claro que há mais flexibilidade mas manter uma certa rotina nas ações mais básicas é essencial, senão passado 1 semana não há hora de acordar, nem de adormecer e temos as refeições todas trocadas.


Deste modo, venho partilhar convosco, a nossa rotina de férias. Atenção é algo indicativo, não seguimos totalmente à regra mas é um meio orientador para todos, principalmente para guiar os meninos. E cada realidade é uma realidade, todas as famílias são diferentes.

Partilho, porque de algum modo pode servir de exemplo para alguém fazer a sua própria rotina de férias, e ajudar a levar as coisas com mais leveza e tranquilidade.

Atividades - Escolares, Plásticas ou Artísticas - Acho importante manterem sempre uma certa tendência para continuarem com atividades. O mais velho trouxe trabalhos de casa, e nós próprios incentivamo-lo a fazer outras fichas (desde que ele tenha interesse), o mais novo por sua vez adora pintar e recortar. Nem sempre precisam de ser coisas relacionadas com a escola: aquarelas, guaches, plasticina (aliás eles adoram fazer plasticina caseira), é tudo válido desde que toda a gente se sinta bem e feliz.


Alex nas plasticinas

2. Tarefas Domésticas e Almoço - Gosto sempre de incutir (ou tento) que eles me ajudem nas tarefas domésticas, sempre que é possível - o mais novo gosta de limpar o pó, o mais velho adora varrer. E é incrível como eles se sentem seguros e confiantes ao desempenhar a tarefa, se sempre têm vontade: não, também não obrigo. Se fazem todo o tipo de tarefas: obviamente que não, nesses dias simplesmente brincam, e dizem contentes que "estão de folga".


Os manos a pintar paredes...

3. Hora TV - Depois do almoço, altura em que o calor e a moleza dão mais sinal, é a hora perfeita para descansar. Montamos o cinema na sala, e vemos séries, ou filmes e há sempre coisas a ver, mesmo que repetidas. Por vezes dormem um pouco, só o Alex, mas o bem que sabe!


4. Exterior - O último tópico que gostava de partilhar convosco é a importância de sair de casa. felizmente temos a possibilidade de ter espaço exterior, mas mesmo quem não tem, ir ao parque, dar uma volta no quarteirão, ir ver as flores ao jardim... tudo vale desde que seja para espairecer, gastar energias e respirar ar puro. Por aqui, a horta é uma ocupação maravilhosa, adoram andar de bicicleta, ou apenas dar voltas à casa e contar em quantas vamos.


Adoramos a cama de rede...

De modo a que as férias não se tornem um castigo para ninguém, porque quem tem filhos sabe, depois das férias precisamos de mais férias (desta vez para recuperar da criançada) e as coisas se levem dentro de uma normalidade aparente, eu acho essencial manterem-se certos hábitos. Tudo corre melhor.


Piscina! Piscina!

E desse lado, qual a poção mágica?




60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page